Calouros já podem solicitar carteira de identificação estudantil

O serviço está disponível na Praça de Serviços do campus Pampulha, até o dia 10 de abril; depois o processo será on-line

Estudante de Jornalismo, Beatriz Tito, acessando prédio da Inova, que abriga o Centro de Comunicação, onde é bolsista
Bolsista de Jornalismo, Beatriz Tito acessa o prédio da Inova, que abriga o Centro de Comunicação da UFMGFoto: Foca Lisboa | UFMG

A carteirinha de identificação estudantil da UFMG, que dá acesso a diversos serviços – como as bibliotecas, os restaurantes, o Centro Esportivo Universitário (CEU) – e aos prédios dos campi está sendo emitida na Praça de Serviços, no campus Pampulha, até dia 10 de abril. O horário de atendimento nas segundas-feiras é das 13h às 19h, e, de terça a sexta, das 9h às 16h30. Após o dia 10, o processo será on-line.

Para solicitar a emissão da primeira via da carteirinha, é preciso apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, CNH, passaporte ou carteira de trabalho) e o número de matrícula na UFMG. A foto para a carteira é tirada na hora do atendimento.

De posse da carteirinha, o estudante deverá desbloqueá-la. Para isso, deve acessar o sistema MinhaUFMG e clicar em “meu crachá”; seguir os passos para desbloqueio e preencher o número da carteira no campo disponível. Vinte e quatro horas após o procedimento, a carteira estará liberada para uso.

Segunda via
Para solicitar a segunda via de carteira extraviada, perdida ou roubada é preciso, primeiramente, bloquear a carteirinha pelo MinhaUFMG, no menu “meu crachá”. Após o bloqueio, o estudante deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa (apenas em casos de carteira perdida ou extraviada). O passo seguinte é enviar o comprovante de pagamento para o e-mail acesso@pra.ufmg.br e aguardar o contato do setor de Controle e Acesso. No caso de carteira roubada, não é necessário pagar a taxa de confecção da segunda via, basta enviar o boletim de ocorrência pelo mesmo e-mail.

Montes Claros
No Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, os estudantes devem enviar e-mail para cracha.ica@gmail.com; no campo "assunto" deve constar o nome completo e "1ª via da carteirinha". No corpo da mensagem, é preciso informar também número do CPF, número de registro na UFMG e nome do curso.

É preciso ainda anexar uma foto 3×4 (em formato .jpg ou .png, com boa resolução, fundo claro e sem acessórios que cubram parte do rosto, que deve estar centralizado), cópia do documento de identificação e selfie portando o documento. Após a conferência, a Pró-reitoria de Administração, no campus Pampulha, confeccionará os crachás. Assim que a sua carteirinha chegar ao ICA,  o estudante receberá um aviso por e-mail. A retirada deverá ser feita nos colegiados de Graduação (Caad) e Pós-graduação (anexo do Caad).

Informações sobre acesso a outros serviços da UFMG, como o cadastro nos sistemas, estão no site Viver UFMG.