Campanha de comunicação destaca relevância e abrangência das Ifes

Nesta segunda fase, vídeos mostram contribuições das universidades em todo o território nacional

Das 13 melhores universidades brasileiras, dez são públicas e federais. O dado consta do último ranking global de universidades elaborado pela revista inglesa Times Higher Education (THE). Divulgado no fim do ano passado, o levantamento, considerado um dos mais completos do mundo, analisou dados de 1.250 universidades de 36 países.

“Espaços genuínos de produção do conhecimento e interação com outras saberes, as universidades públicas brasileiras vão além da oferta de cursos (graduação, especialização e pós-graduação),  ainda que esta seja uma atividade importante e fundamental”, destaca a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. De acordo com a dirigente, “as instituições públicas de ensino superior são centros de excelência dedicados à formação de indivíduos críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade”.

Para dar conhecimento à produção das universidades públicas, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), por meio do Colégio de Comunicadores, tem produzido ações de comunicação para destacar a relevância das instituições para a sociedade brasileira. Do atendimento em hospitais e clínicas a espetáculos de teatro, música e dança, essa segunda fase da campanha, produzida em vídeo, traz depoimentos de personagens que destacam como as universidades contribuem ou contribuíram para suas vidas, pessoais e profissionais.

“É preciso que a sociedade brasileira tome conhecimento das expressivas contribuições das universidades públicas. A educação é fundamental para o desenvolvimento do país e para nós que almejamos uma nação mais igualitária e justa”, afirma Sandra Goulart Almeida. “As universidades públicas são instituições comprometidas com o desenvolvimento regional, com a soberania nacional e com a justiça social”, sintetiza.

Os vídeos
O primeiro vídeo (assista no alto desta notícia) da segunda fase da campanha foi divulgado na manhã desta sexta-feira. Trata-se de uma versão ampliada de outras seis pílulas –  de dois minutos cada – que começam a ir ao ar a partir da próxima segunda-feira, 11 de fevereiro.

A campanha, assinada pelas instituições federais de ensino superior que integram a Andifes, entre elas a UFMG, procura mostrar a diversidade e a expressão da contribuição das Ifes em todo o território nacional. Lideranças sociais, políticas, econômicas e culturais de diversas regiões destacaram a relevância das universidades para o desenvolvimento do país.

Os vídeos serão compartilhados pelas universidades e também podem ser assistidos pelo canal da Andifes.