Notícias Externas

Câncer gera US$ 46 bilhões em perdas de produtividade nos BRICS

Câncer de pulmão é que tem mais impacto no Brasil

Estudo da IARC alerta para as consequências do uso do tabaco, que provoca mortes por câncer de pulmão. EBC

46 bilhões de dólares. Esse é o prejuízo anual às economias dos países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) por causa do câncer. Os dados são de um estudo internacional que contou com a participação do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Só para este ano, o INCA estima que serão 600 mil novos casos da doença no Brasil.

De acordo com o trabalho, os cânceres que causaram as maiores perdas são o de pulmão, de mama, estômago, colorretal e cérebro ou sistema nervoso central. Em entrevista à jornalista Paula Alkmim, a pesquisadora do Instituto Mariana Cancela, que é uma das autoras do estudo, explica como esses números foram calculados e alerta para necessidade de políticas voltadas à prevenção da doença.

ouca-a-entrevista-concedida-a-jornalista-paula-alkmim-22-02-2018.mp3