Notícias Externas

Casas de acolhimento podem ganhar reforço no orçamento

Proposta está no Plano Plurianual de Ação Governamental do estado

Lar Cristo Rei, no Barreiro, é uma das instituições beneficiadas pela Rede Cuidar
Lar Cristo Rei, no Barreiro, é uma das instituições beneficiadas pela Rede Cuidar Carlos Alberto | Imprensa MG

Segundo dados da Sedese, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, 86% das casas de acolhimento têm estrutura física inadequada, como falta de lavanderias e camas impróprias para idosos e pessoas com deficiência. A Rede Cuidar quer mudar esse cenário e aprimorar a assistência social no estado, dando auxílio financeiro às instituições públicas e privadas que prestam esse tipo de atendimento. 

O programa já está previsto na lei estadual 22.597 aprovada este ano, mas a intenção é fortalecer o setor com a inclusão da iniciativa na revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Na primeira etapa do Rede Cuidar, cerca de 300 unidades de acolhimento institucional do estado receberam R$ 30 mil. A previsão para 2018 é que o valor total investido seja de R$ 10 milhões.

Os recursos vão ser destinados a unidades responsáveis por acolher, por exemplo, órfãos e idosos. Os recursos são da Loteria Mineira. De acordo com dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) até o ano passado, as casas de acolhimento do estado abrigavam 4.458 crianças e adolescentes e 14.400 idosos. 

ouca-a-reportagem-de-lucas-sousa-19-12-2017.mp3