Saúde

Casos de Síndrome Multissistêmica Inflamatória podem estar relacionados à covid-19

A rara inflamação pode surgir espontaneamente em crianças e adolescentes com até 12 anos.

Médicos e pesquisadores investigam se o aumento do número de casos da Síndrome Multissistêmica Inflamatória (SIM-P), rara inflamação que pode atingir crianças e adolescentes, está associado à contaminação pelo novo coronavírus. Em Minas Gerais, dos 57 casos notificados no Estado, 24 foram confirmados, sendo nove em Belo Horizonte; 18 pacientes já se encontram recuperados, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado. A média de idade nesses casos confirmados é de 4,7 anos.

Apesar de a maioria das crianças terem desenvolvido a inflamação SIM-P durante a pandemia, não há indicação dos níveis de gravidade da inflamação nem comprovação de que o Sars-CoV-2 seja o agente responsável pelo desencadeamento da síndrome. A professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG Lilian Diniz observa que, mesmo que haja coincidências temporais entre os desenvolvimentos da covid-19 e a SIM-P, são necessários estudos para comprovação científica das possíveis relações entre as doenças. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte orienta aos pais que, caso as crianças apresentem sintomas da síndrome, como febre persistente acompanhada de conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, o sistema de saúde deve ser procurado.


 
Ficha técnica: Artur Horta (produção); Marcia Botelho (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo).