Ensino

Magda Fontana, da Universidade de Turim, fala sobre pesquisa interdomínios em conferência

Especialista em sistemas sociais computacionais da União Europeia é a convidada do Programa Cátedra, do Ieat, em agosto, e participa de atividades na Fafich, Face e Seminário de Diamantina

fga
Magda Fontana é especialista em sistemas sociais computacionaisDivulgação

A professora Magda Fontana, da Universidade de Turim, estará na UFMG no mês de agosto como convidada do programa Cátedra Fundep/Ieat.

Às 15h do dia 9 de agosto, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, ela vai ministrar a Grande Conferência Multidisciplinarity, Interdisciplinarity, and Transdisciplinarity: definitions, measurement, and effectivenes. 

A atividade será ministrada em inglês, sem tradução simultânea. 

Interessados podem se inscrever gratuitamente no site de Gestão de Eventos da UFMG. Quem se cadastrar e assinar a lista de presença no dia do evento terá direito a certificado. 

Pesquisa interdomínios
A ciência tem observado um aumento da pesquisa interdomínios (IDR), uma vez que cientistas de diferentes áreas de origem têm colaborado para enfrentar questões complexas. 

Essa mudança tem sido impulsionada pela necessidade de lidar com o vasto conhecimento acumulado, e conta com o apoio de órgãos de fomento e instituições. Universidades, por exemplo, têm estabelecido centros de pesquisa interdomínios, e há uma crescente tendência de citações entre diversos campos do conhecimento. 

"O crescimento da IRD está ligado a uma maior quantidade de aplicações para bolsas e submissão de patentes, promovendo redes de cooperação estáveis, o que parece ser uma resposta ótima para desafios científicos, permitindo que os pesquisadores unam expertises", avalia Magda Fontana. 

A conferência vai abordar essa e outras questões, sugerindo que a pesquisa interdomínios pode se manifestar em diversas formas, exigindo medições e avaliações minuciosas para desenvolver políticas eficazes de pesquisa e inovação. 

Política industrial brasileira
Antes, no dia 2 de agosto, a professora Magda Fontana vai ministrar, também na UFMG, o seminário Breaking Down the Disciplinary Divide: the Origins of interdisciplinary Research and its Ongoing Challenges. A atividade ocorre na sala 2094 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), às 14h. 

Nos dias 7, 14 e 28 de agosto, a Faculdade de Ciências Econômicas (Face) também vai receber a professora, que ministrará os seminários sobre Economia, Sistemas Complexos e o Instituto Santa Fé. Os encontros vão acontecer das 15h às 17h, na sala 3108. 

Já no dia 21 de agosto, ela participará, em Diamantina, da mesa-redonda Desafios da política industrial: reflexões e perspectivas para o Brasil. A atividade integra o 20º Seminário de Diamantina, organizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Face. Também dentro da programação do Seminário, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, Magda Fontana estará no International Workshop on Complex Systems and Economic Theory

Sobre a catedrática
Magda Fontana é professora associada de Política Econômica no Departamento de Economia e Estatística Cognetti de Martiis na Universidade de Turim, na Itália. 

Atua como coordenadora da área de pesquisa em Economia dos Sistemas Complexos na Associação Europeia de Economia Política Evolucionária. É especialista da União Europeia em sistemas sociais computacionais e avaliadora de projetos de Organizações não Governamentais (ONGs) especializadas em análise de redes.