Ensino

‘Ceale Debate’ aborda a literatura infantil pelo olhar da criança

Atividade será na próxima segunda-feira, 25, na Faculdade de Educação

Pesquisa avaliou literatura infantil por meio do olhar da criança
Pesquisa avaliou literatura infantil por meio do olhar da criança Foto: Rafa Aguiar / PBH

Ler histórias para a criança é fundamental para que ela forme repertório e adquira gosto pela leitura. No processo de alfabetização, a demanda dos leitores mais jovens é por histórias que se relacionem com a realidade na qual vivem e com o processo de formação lúdica. Pensando nessas questões, a professora Maria Elisa de Araújo Grossi ministra, na próxima segunda-feira, 25, palestra que integra o ciclo Ceale Debate, na Faculdade de Educação da UFMG (FaE). 

Na apresentação, que leva o título A literatura infantil pelo olhar da criança, a professora vai apresentar dados de estudo desenvolvido em seu doutorado, também na FaE, que analisou um conjunto de livros considerados "altamente recomendáveis" para crianças no ano de 2015, de acordo com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

A professora Maria Elisa de Araújo Grossi, alfabetizadora do Centro Pedagógico da UFMG e também integrante, desde 2010, do projeto Mala de Leitura, falou sobre a pesquisa e a palestra, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

O Ceale Debate – A literatura infantil pelo olhar da criança será nesta segunda-feira, 25, às 19h30, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Produção de Daniel Silveira e Jaiane Souza, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael