Arte e Cultura

Centro Cultural exibe em maio oito clássicos da sétima arte

O musical 'Rei da alegria' abre a programação do mês, nesta quinta-feira, às 19h

O musical
O musical 'Rei da alegria' (1940) narra a trajetória de dois jovens que sonham ter uma bandaDivulgação

O público que acompanhar a programação de maio do projeto CineClássico, do Centro Cultural UFMG, terá um amplo panorama da sétima arte, com filmes de vários estilos: musical, comédia, drama, romance, terror, crime/film-noir, aventura e faroeste. As sessões são às terças e quintas-feiras, às 19h, com entrada franca. O musical Rei da alegria, de 1940, abre a agenda do mês, nesta quinta-feira, dia 3.  

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8280 ou na página do espaço no Facebook. Confira a programação:

3/5 - Musical - Rei da alegria - (EUA, 12 anos, 1940, 120’)
Jimmy (Mickey Rooney) e Mary (Judy Garland) são amigos de escola que alimentam o sonho de participar de um concurso de bandas do Paul Whiteman. Juntos, vão tentar arrecadar fundos para bancar a viagem e, com isso, terão que lidar com as consequências de se tornarem adultos.

8/5 - Comédia - Dizem que é pecado - (EUA, 12 anos, 1951, 110’)
Um médico e professor universitário (Cary Grant) tem sua vida investigada por um colega rival (Hume Cronyn) ao mesmo tempo que se envolve com uma jovem e bela aluna (Deborah Higgins).

O drama
O drama 'Uma rua chamada pecado' (1951) será exibido no dia 10Divulgação

10/5 - Drama - Uma rua chamada pecado - (EUA, 12 anos, 1951, 122’)
Blanche DuBois (Vivien Leigh), uma mulher frágil e neurótica, vai visitar sua irmã grávida (Kim Hunter) em Nova Orleans em busca de um lugar que possa chamar de seu. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado (Marlon Brando) e a sua própria vida.

15/5 - Romance - Gilda - (EUA, 12 anos, 1946, 110’)
Johnny Farrell (Glenn Ford) é promovido a gerente de um famoso clube noturno em Buenos Aires, de propriedade de um amigo seu. Quando Gilda (Rita Hayworth), a mulher de seu amigo, é apresentada a Johnny, ele a reconhece, pois tiveram um caso no passado. O encontro reacende o antigo amor.

17/5 - Terror - O Lobisomem - (EUA, livre, 1941, 70’)
Larry Talbot (Lon Chaney Jr.) é mordido por um lobo quando tentava salvar uma moça. Após o acontecimento, ele passa a se transformar em monstro nas noites de lua cheia, até ser confrontado pelas pessoas que ama.

22/5 - Crime/Film-Noir - O grande golpe - (EUA, 12 anos, 1956, 85’)
Johny Clay (Sterling Hayden) é um fora da lei que, após sair da prisão, começa a arquitetar um plano que dará a ele e seus comparsas ganhos de dois milhões de dólares. O planejamento ameaça ruir quando o amante da esposa de um dos integrantes do bando começa a se meter nas ideias do grupo.

24/5 - Aventura - Taras Bulba - (EUA, 16 anos, 1962, 122’)
Há quatro séculos, em uma era governada pela violência, exércitos de homens batalhavam em guerras para ganhar sua liberdade. Taras Bulba (Yul Brynner) é um poderoso chefe cossaco determinado a tomar de volta suas terras dos invasores poloneses. Ele lidera seus soldados rumo a uma guerra selvagem, e os conflitos aumentam quando seu impetuoso filho Andrei (Tony Curtis) apaixona-se por uma polonesa.

29/5 - Faroeste - Os brutos também amam - (EUA, 12 anos, 1953, 117’)
O filho de humildes rancheiros passa a idolatrar o gentil e hábil pistoleiro Shane (Alan Ladd). Forasteiro na cidade, ele ajuda o grupo de pequenos colonos a defender suas terras de capangas a serviço de um barão do gado.