Arte e Cultura

Centro Cultural recebe abertura do Festival de Verão UFMG com show de Dona Jandira

Tema principal da 14ª edição é o neologismo corpocidade, ideia que representa as relações entre a juventude, a capital mineira e a região metropolitana de BH

O 14º Festival de Verão da UFMG teve início na última segunda-feira, dia 3 de fevereiro, em solenidade realizada no Centro Cultural da Universidade, localizado no coração do baixo centro de Belo Horizonte. Com a temática CorpoCidade, a edição foi organizada, pela primeira vez, em parceria com o Centro de Referência da Juventude (CRJ), espaço mantido pela Fundação Municipal de Cultura da prefeitura. 


Segundo os curadores do evento, a temática dessa edição conversa com a ideia de cidade expandida, uma rede cultural com diferentes trânsitos e encontros. Nessa perspectiva de valorização da cultura urbana e periférica, o Centro Cultural UFMG e o Centro de Referência da Juventude receberão distintas atividades em quatro dias de intensa programação. Serão espetáculos, oficinas, rodas de conversa, aulas abertas, exposições e residências.

Pocket show

A abertura do evento foi marcada pelo pocket show de Dona Jandira, artista importante na história do festival e da cidade. Comemorando 15 anos de trajetória no campo musical, a cantora, acompanhada do convidado especial José Dias, se apresentou no Centro Cultural da UFMG com canções que marcaram sua carreira.

Dona Jandira também foi homenageada na exposição “Dona Jandira: 81 anos de vida, poesia e música”, curada por Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenador do Centro Cultural. A exposição conta com fotografias, vídeos de apresentações musicais, peças de artesanato produzidas pela artista e objetos pessoais, como as echarpes utilizadas em suas apresentações. 


Visitantes podem conferir essa história no Centro Cultural até o dia 9 de fevereiro, de terça a sexta das 10h às 21h e sábado e domingo das 10h às 18h. 


Equipe: Yves Vieira, Gabriel Araújo (produção); Yves Vieira (reportagem); Antônio Soares (imagens); Marcia Botelho e Otávio Zonatto (edição de imagens); Luciana Julião e Renata Valentim (edição de conteúdo).