Institucional

Centro de tecnologia para produção de vacinas é inaugurado em cerimônia no BH-Tec

Ricardo Gazzinelli, Elza de Araújo, Jaime Ramírez, Roberto Rosenbaum, Ronaldo Pena e Paulo Gadelha Foca Lisboa / UFMG

O Centro de Tecnologia de Vacinas e Diagnóstico (CT Vacinas), sediado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), foi inaugurado em cerimônia na tarde da última terça, 19. Criado para desenvolver e produzir vacinas, o centro é financiado pela UFMG, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Jaime Ramírez: conhecimento para beneficiar a sociedade
Jaime Ramírez: conhecimento para beneficiar a sociedade Foca Lisboa / UFMG

Na cerimônia, o reitor Jaime Ramírez destacou a importância do CT Vacinas, “excelente exemplo na área de inovação”, para o complexo que forma o BH-Tec. O reitor elogiou ainda o “trabalho de destaque” do professor da UFMG Ronaldo Tadêu Pena à frente do parque tecnológico.

“Vencidas as etapas de formação de grupos de pesquisa consolidados, de massa crítica, pesquisas reconhecidas nacional e internacionalmente e formação de recursos humanos, é preciso que uma Universidade pública alcance maior participação na transformação do conhecimento em elementos palpáveis que beneficiem a sociedade. A UFMG, por meio do BH-Tec, tem conseguido esse avanço, como ilustra o excelente exemplo que é o CT Vacinas”, destacou Jaime Ramírez.

O diretor-presidente do Parque Tecnológico, Ronaldo Pena, afirmou que “o parque é feito com iniciativas desse tipo, capazes de ser âncoras para o desenvolvimento”. Para o professor, as iniciativas na área de biotecnologia e saúde são a “grande marca do BH-Tec”.

“Hoje, há 28 parques tecnológicos no país e, segundo a Finep, o BH-Tec ocupa a sétima posição entre eles. Mas nenhum desses parques tem o destaque que nós temos nessas áreas, que são mais desafiadoras, por exigirem um maior investimento em equipamentos se comparadas, por exemplos, às iniciativas na área de informática. Com o BH-Tec, Belo Horizonte pode se destacar não apenas como cidade geradora de conhecimento, mas também de criação de empresas atuantes no crescimento econômico”, destacou o diretor-presidente.

Ronaldo Pena ainda adiantou que, ainda neste ano, o parque tecnológico deve receber a Fiocruz. O diretor da Fundação, Paulo Gadelha, afirmou que o edital para licitação da nova sede a ser instalada no BH-TEC será lançado entre setembro e outubro.

“Esperamos que esse seja mais um passo em uma parceria de múltiplos ganhos, para os quais também contribui o CT Vacinas, projeto que reúne competência científica, excelente ambiência organizacional, clareza de objetivos e plenas condições de atender as demandas da sociedade na área de ciência e saúde pública”, afirmou Gadelha.

Gazzinelli: trabalho chega à segunda fase
Gazzinelli: trabalho chega à segunda fase Foca Lisboa / UFMG

O professor Ricardo Tostes Gazzinelli, do departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), um dos coordenadores do CT Vacinas, lembrou que o centro é resultado de luta empreendida durante alguns anos, com o suporte de vários parceiros. "O CT Vacinas foi pensado para ser uma ponte entre a pesquisa básica, desenvolvida na Universidade, e a sociedade, por meio da criação de vacinas para uso humano e animal. Hoje chegamos ao fim da primeira fase, de desenvolvimento do centro, e damos início à fase 2, de consolidação desse trabalho”, destacou.

Também participaram da cerimônia de inauguração o superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Roberto Maia Rosenbaum, a diretora da Fiocruz Minas, Zélia Maria Profeta da Luz, assessora adjunta de Inovação da Fapemig, Elza Fernandes de Araújo, e o diretor da Faculdade de Farmácia, Gerson Antônio Pianetti.

Mais informações sobre o CT Vacinas podem ser consultadas em notícia publicada pelo Portal UFMG.