Centro Pedagógico da UFMG completa 65 anos

CP oferece ensino fundamental de referência para crianças, jovens e adultos

Em 21 de abril de 1954, a Faculdade de Filosofia da então Universidade de Minas Gerais fundava seu Ginásio de Aplicação. Hoje, 65 anos depois, o Ginásio cresceu e é chamado de Centro Pedagógico da UFMG. No sábado, dia 27 de abril, está programado um reencontro de gerações de alunos e servidores no próprio edifício do Centro, localizado no campus Pampulha da UFMG.

A TV UFMG conversou com professores, alunos e um ex-aluno para entender o que eles pensam do Centro e quais as expectativas para o futuro da escola.

Desde 2007, o Centro Pedagógico integra, juntamente com o Colégio Técnico (COLTEC) e o Teatro Universitário (TU), a Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Os alunos são admitidos por sorteio, considerado a forma mais democrática por impedir mecanismos de seletividade que favoreçam quaisquer grupos sociais. Além do ensino de crianças, jovens e adultos, o CP também colabora com a UFMG na formação de professores, recebendo estudantes de todas as licenciaturas da UFMG.

Equipe: Júlia Calasans (produção e reportagem); Renato Temponi (reportagem); Ravik Gomes (imagens); Cássio de Jesus (imagens); Antônio Soares (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Flávia Moraes (edição de conteúdo).