Pesquisa e Inovação

Projeto 'Mover-se na web' financiará pesquisas em favor de Brumadinho

Propostas devem se apoiar em tecnologias emergentes que convergem para a internet

Projetos devem se apoiar nas tecnologias de Progressive Web Apps ou Internet das Coisas
Projetos devem se apoiar nas tecnologias de Progressive Web Apps ou Internet das Coisas Émile Perron/Unsplash

Pesquisas com potencial de negócio ou de mitigação de problemas no município de Brumadinho, seriamente afetado pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale há um ano, podem se candidatar a financiamento regulamentado pela chamada de projetos da Articulação Pró-Brumadinho do Mover-se na Web.

A iniciativa é uma parceria do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretaria de Empreendedorismo Inovação (Sempi), e a UFMG. "Com a iniciativa, esperamos incentivar o desenvolvimento de novas habilidades empreendedoras com o uso de tecnologias emergentes que convergem para a Web, gerar soluções de maior valor agregado e resolver problemas reais de Brumadinho", destaca Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br. 

As propostas devem abranger ao menos um dos temas listados na chamada – Rede de pessoas e Ampliação da oferta de arranjos produtivos de matrizes sustentáveis – e se apoiar nas tecnologias de Progressive Web Apps ou Internet das Coisas.

O prazo de inscrições se encerra no dia 24 deste mês. Podem participar estudantes de graduação, pós-graduação e empreendedores, tendo um professor de Instituição de Ensino Superior (IES) ou funcionário de Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) como proponente do projeto. 

A chamada pública pode ser consultada aqui, e as inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online. Cada proposta aceita receberá financiamento mensal de R$ 3.200 durante 12 meses. Os participantes serão treinados em empreendedorismo e tecnologias Web para elaborar o detalhamento da ideia e a construção do protótipo.