Pesquisa e Inovação

Chamada pública seleciona projetos sobre fármacos de uso humano

Peptídeo derivado do veneno da aranha armadeira com potencial para ser usado no tratamento da disfunção erétil foi licenciado pela empresa Biozeus
Peptídeo derivado do veneno da aranha armadeira com potencial para ser usado no tratamento da disfunção erétil foi licenciado pela empresa Biozeus Techuser / Wikimedia Commons

Pesquisadores da UFMG podem inscrever até sexta-feira, 25, projetos de estudo sobre fármaco de uso humano ou que atenda a uma necessidade médica global e seja passível de proteção por patente. Os projetos selecionados serão apresentados durante workshop nos dias 19 e 20 de setembro, na Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT).

A chamada foi aberta pela Biozeus, empresa que seleciona e analisa projetos promissores gerados no ambiente acadêmico para o desenvolvimento e licenciamento de novos fármacos de uso humano.

A empresa investe nas etapas pré-clínica e clínica e em provas de conceito de eficácia e segurança em humanos. A partir daí, os projetos são transferidos para a indústria farmacêutica para a produção e comercialização do fármaco. Desde 2012, a empresa já analisou cerca de 450 projetos oriundos de universidades brasileiras, dos quais sete foram licenciados e três estão em etapa de desenvolvimento.

Uma das patentes licenciadas pela empresa está associada ao peptídeo PnPP-19, derivado do veneno da aranha armadeira, que é visto como modelo de fármaco capaz de potencializar a ereção sem provocar efeitos tóxicos. O peptídeo foi sintetizado pela equipe da professora Maria Elena de Lima, do ICB.

Interessados devem encaminhar os projetos para contato@biozeus.com.br, em formato pdf, com descrição clara e concisa do problema e da necessidade médica à qual pretende atender. As informações não devem ter caráter confidencial.

Com Assessoria de Comunicação da CTIT