Notícias Externas

Cia Pierrot Lunar realiza mostra nacional dedicada ao teatro no digital

‘4 POR 1’ reúne trabalhos inéditos transmitidos de casa pelos artistas com imagens captadas por celular

'ATEMPORAL', do Circo do Sufoco, é transmitida na Mostra '4 POR 1'
'ATEMPORAL', do Circo do Sufoco, é transmitida na Mostra '4 POR 1' Reprodução / YouTube Cia Pierrot Lunar / Espaço Aberto

Desde o começo da pandemia, artistas de todo o país têm tido que buscar novas soluções para continuar na ativa e a internet tem sido uma grande aliada. No âmbito das artes cênicas, uma alternativa são os festivais online. Um exemplo é a iniciativa da Cia Pierrot Lunar, sediada na capital mineira, que promove até a próxima sexta-feira, 30, a mostra 4 POR 1. O evento apresenta trabalhos inéditos de companhias de Minas Gerais e de São Paulo. São quatro obras de teatro e circo de diferentes grupos em formato virtual. As peças, de 15 a 30 minutos, foram concebidas para as plataformas digitais ou adaptadas a elas por completo.

As transmissões, marcadas pela experimentação, são sempre ao vivo, feitas da casa dos próprios artistas e utilizando câmeras de celular. 4 POR 1 é a  primeira mostra nacional do Espaço Aberto Pierrot Lunar dedicada à linguagem das artes cênicas no digital. As exibições começam sempre às 19h e ficam disponíveis até as 18h do dia seguinte, no canal da companhia no YouTube. Em entrevista ao programa Noite Ilustrada desta terça-feira, 27, o curador e produtor do festival 4 POR 1, Arthur Barbosa, falou sobre os aspectos inéditos do evento e a importância da mostra no atual contexto de pandemia.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas