Pesquisa e Inovação

Ciclo de debates on-line trata de queimadas, incêndios e da destruição do meio ambiente

Serão três dias de rodas de conversa com palestrantes envolvidos em pesquisas sobre a ecologia do fogo

A programação segue uma cronologia O fogo está acontecendo; o fogo aconteceu; o fogo vai acontecer
Programação segue cronologia: o fogo está acontecendo, o fogo aconteceu, o fogo vai acontecer Reprodução / Instagram

Há dois anos, em 10 de agosto de 2019, um grupo de fazendeiros da região Norte do Brasil, do entorno da BR-163, promoveu uma série de queimadas criminosas, no que ficou conhecido como o Dia do Fogo. Com o objetivo de conscientizar o público sobre esses crimes e promover reflexões sobre a destruição do meio ambiente no Brasil, estudantes da UFMG realizam agora a Semana do Fogo, um ciclo de debates on-line organizado pela equipe Tatú’Queimano e pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas da UFMG.

O evento aborda temas relacionados a queimadas, incêndios e destruição do meio ambiente no Brasil. Até quinta-feira, 12, reúne cientistas e professores universitários envolvidos em pesquisas sobre ecologia do fogo, monitoramento ambiental e recuperação de áreas degradadas. Também participam profissionais da área de educação ambiental, representantes de comunidades dos locais atingidos pela destruição ambiental e grupos como o Movimento Sem Terra, a Via Campesina e o Movimento dos Atingidos por Barragens.

O programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, recebeu, nesta terça-feira, 10, a estudante Joana Morais, aluna do sétimo período do curso de biologia da UFMG e representante do Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas, uma das organizadoras da Semana do Fogo, para falar sobre o evento, detalhar as questões e os temas que serão abordados.

Ouça a entrevista no Soundcloud.

O evento será transmitido no canal do Diretório Acadêmico no Youtube e pode ser acompanhado também pelo perfil do Tatu Queimano no Instagram.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael