Ensino

Bernardete Gatti, da USP, conversa sobre formação de professores da educação básica

Evento on-line, agendado para quinta-feira, dia 27, discutirá currículos e percursos formativos

Bernardete Gatti é pesquisadora e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Foto: Léo Ramos Chaves | Revista Fapesp

Uma discussão sobre formação docente para a educação básica abre o primeiro ciclo de debates da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic). O evento, on-line, será realizado nesta quinta-feira, 27 de abril, a partir das 19h, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (CAC) no YouTube.

Com a presença da pesquisadora e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Bernardete Gatti, a mesa discutirá os currículos e percursos formativos de professores, focando no perfil de docentes graduados pela UFMG. A conversa ocorre no contexto da criação, pelo Ministério da Educação (MEC), de um Grupo de Trabalho (GT) destinado à discussão da formação inicial de professores no país.

"Este é um momento oportuno para estudantes e professores dos cursos de licenciatura e de outras áreas da Universidade construírem, em parceria com os docentes da educação básica, proposições para a formação de professores em consonância com a realidade educacional do nosso país", avalia o pró-reitor de Graduação da UFMG,  Bruno Otávio Soares Teixeira.

Na avaliação da professora Álida Alves Leal, presidente da Comfic, esse evento se soma a outros, como a Semana ser professor/a, realizada na Faculdade de Educação, que foram organizados para estimular reflexões sobre o percurso adotado pela UFMG na formação de docentes da educação básica. "Esse tipo de atividade pode sinalizar caminhos para transformações, no sentido de pensar qual professora e qual professor, de fato, a UFMG deseja e precisa formar”, analisa.

A atividade também levantará questões relacionadas a diferentes tipos de currículos e de percursos formativos de docentes, desafios enfrentados no processo de preparação de professores e tendências e perspectivas na formação inicial. Certificados serão emitidos para os participantes, que também poderão interagir por meio do chat da plataforma.

A comissão
Vinculada às pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão (Proex) da UFMG, a Comfic estabelece pontes entre ações da universidade e da educação básica em favor de uma política de formação docente comprometida com o direito à educação.

Ainda neste primeiro semestre, o cronograma da Comfic prevê um evento no dia 25 de maio, que tratará dos estágios supervisionados nas licenciaturas da UFMG.