Computação promove palestra sobre teoria descritiva dos conjuntos

Evento é aberto ao público, com vagas limitadas à capacidade do auditório

Representação artística de uma máquina de Turing
Representação artística de uma máquina de Turing Wikimedia Commons / Domínio público

Nesta quinta-feira, 20, o professor Hugo Nobrega, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai abordar o uso de jogos para caracterizar objetos e noções de interesse em computação e matemática. Promovida pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC), a palestra Jogos para funções em teoria descritiva dos conjuntos será realizada a partir das 10h30, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (Icex), no campus Pampulha.

O seminário tem a proposta de verificar o caso específico dos jogos que caracterizam classes de funções reais – como funções de Lipschitz, computáveis e contínuas. Segundo o palestrante, esses jogos funcionam como generalizações de máquinas de Turing. A palestra fará uma introdução à teoria descritiva dos conjuntos e aos jogos já conhecidos na literatura, descrevendo alguns resultados na área. Organizado pelo professor Vinícius Fernandes dos Santos, o evento é aberto ao público, no limite da capacidade do espaço (68 lugares). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5860.

O professor Hugo Nobrega se dedica principalmente a jogos infinitos e suas aplicações à teoria descritiva dos conjuntos, assim como a temas relacionados à teoria dos grafos e à fundamentação da matemática e da computação. Fez doutorado em Lógica no Institute for Logic, Language and Computation da Univesiteit van Amsterdam, sob orientação de Benedikt Löwe. Sua dissertação de mestrado foi selecionada entre as 10 melhores na área de computação no Brasil em 2011, pela Sociedade Brasileira de Computação. Nobrega foi vencedor do prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia em 2008.

Com assessoria de comunicação da UFMG