Notícias Externas

Cine Humberto Mauro estreia mostra sobre direitos humanos

Mostra 'Direitos Humanos: um mundo porvir' marca os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A animação Persépolis, baseada nos quadrinhos de mesmo nome de Marjani Satrapi, é um dos filmes da mostra.
Animação Persépolis, baseada nos quadrinhos de mesmo nome de Marjani Satrapi, é um dos filmes da mostraMarjane Satrapi e Vincent Paronnaud, Persepolis, 2007, França/Irã.

No mês de maio, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) promove, no Cine Humberto Mauro, a mostra Direitos Humanos: um mundo porvir, criada para lembrar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. A seleção de 46 filmes, entre curtas e longas, evidencia a relação entre o cinema e os direitos humanos, reunindo documentários e obras ficcionais, em diversas formas que abordam os princípios básicos da dignidade humana ou da ficionalização das violações que existem na história. 

O gerente de cinema da FCS, Bruno Hilário, conversou com o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 3.

"A mostra trabalha com alguns eixos fundamentais para discussão dos direitos humanos, como a luta contra o racismo, contra regimes políticos ditatoriais, a relação do individuo com a sociedade, preconceito social e de gênero. A mostra busca ser bem representativa dessa discussão no mundo. E também propõe uma discussão de o que pode o cinema dentro desse contexto? O que podemos fazer com essas imagens que o cinema gera?'", afirmou.

Ouça a conversa com Luiz Fernando de Freitas.

A mostra Direitos Humanos: o mundo porvir, estreia nesta sexta-feira, 4, e segue até o dia 29, no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Outras informações podem ser consultadas no site da FCS.