Extensão

Documentário sobre a tragédia de Brumadinho será exibido nesta quinta

Sessão comentada contará com a presença do diretor argentino Carlos Pronzato

Tragédia de Brumadinho resultou em 229 mortos e 45 desaparecidos
Tragédia de Brumadinho resultou em 229 mortos e 45 desaparecidos Ricardo Stuckert / Fotos Públicas

O documentário Lama, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho, dos cineastas Carlos Pronzato e Richardson Pontone, será exibido em sessão comentada, nesta quinta, 26, a partir das 19h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. A entrada é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas pela internet.

Pouco tempo depois do desastre de Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano, Pronzato e Pontone percorreram estradas e ruas para registrar o cenário de destruição provocado pela lama e captar vozes dos atingidos. Produzido de forma independente, o filme reúne diferentes percepções sobre o episódio por meio de entrevistas com militantes de movimentos sociais, com representantes de órgãos oficiais e com especialistas.

O diretor argentino Carlos Pronzato estará presente no evento. Autor de mais de 50 documentários dedicados especialmente a temas sociais e políticos, à preservação da memória e ao protagonismo popular na América Latina, Pronzato já foi premiado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais e também contemplado com os prêmios Roberto Rosselini, da Itália, e Liberdade de Imprensa, do jornal Tribuna da Imprensa Sindical, no Rio de Janeiro.

A sessão é promovida pelo programa Participa UFMG, criado para articular esforços e ações para avaliar e mitigar os impactos causados pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.