Notícias Externas

Cinquenta anos de Uma Thurman e morte de Alfred Hitchcock são lembrados nesta quarta-feira

Programa Noite Ilustrada analisou a importância desses nomes para o cinema mundial, em entrevista com o crítico de cinema Marden Machado

Uma Thurman, em 2011
Uma Thurman, em 2011 Foto: Jiyang Chen / CC BY-SA 3.0 / jiyangchen.com

Esta quarta-feira, 29 de abril, marca duas importantes datas para o cinema. Em 1970, nascia em Boston, nos Estados Unidos, a atriz Uma Thurman. Após uma breve passagem pela carreira de modelo, Uma estreou nas telas em 1988, ano em que figurou em quatro produções. No entanto, apenas uma deles teve boa recepção, Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons), do diretor Stephen Frears. 

Thurman, porém, alcançaria o sucesso e o reconhecimento de parte da crítica e do público anos mais tarde, ao ser escolhida por Quentin Tarantino para protagonizar Pulp Fiction, atuação pela qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, em 1995. A parceria com Tarantino, a mais bem-sucedida da carreira da atriz, se repetiria em 2003 e em 2004, nos dois volumes de Kill Bill, nos quais interpreta Beatrix Kiddo, uma assassina em busca de vingança.

Quando Uma Thurman completava 10 anos, em 1980, o cinema perdia um dos seus maiores nomes: o britânico Alfred Hitchcock. Reverenciado como um dos nomes mais influentes do cinema mundial, Hitchcock dirigiu 53 longa-metragens ao longo de seis décadas de carreira, quase um filme por ano de atividade. Em 1927, aos 28 anos, o diretor teve seu primeiro filme bem-sucedido: The Lodger: A Story of the London Fog (no Brasil, O Inquilino Sinistro), longa que contribuiu para conceber o gênero suspense. 

Entre 1954 e 1960, Hitchcock dirigiu alguns dos filmes mais reconhecidos de sua carreira, como Janela Indiscreta (Rear Window), Um Corpo que Cai (Vertigo), Intriga Internacional (North by Northwest) e Psicose (Psycho). Por essas e outras obras icônicas, é conhecido, até hoje, como "o mestre do suspense". 

Em 1955, Alfred Hitchcock no set do programa de televisão Alfred Hitchcock Presents
Em 1955, Alfred Hitchcock no set do programa de televisão Alfred Hitchcock Presents Foto: CBS Television / Domínio público

Embora tenha recebido cinco indicações ao Oscar por melhor direção, Hitchock não venceu nenhuma. O reconhecimento da Academia viria em 1968, com o Prêmio Irving Thalberg, pelo conjunto da obra. O britânico morreu aos 80 anos, em Los Angeles, mas segue sendo, até os dias de hoje, um dos cineastas mais aclamados de todos os tempos.

Para falar um pouco sobre esses dois nomes, o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, convidou o crítico de cinema Marden Machado, comentarista da Light News, da Transamérica Light e das rádios CBN Curitiba e CBN Londrina. Na conversa com o apresentador Luiz Fernando Freitas, ele falou dos dois personagens do cinema e ainda explorou algumas possíveis conexões entre os dois.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Hugo Rafael