Extensão

UFMG sediará oficinas do Clubes de Ciência Brasil em janeiro

Programa é destinado a alunos do ensino médio e dos períodos iniciais da graduação; biologia sintética, nanobiotecnologia e medicina regenerativa são temas das atividades

gba
Ao longo de cinco dias, além de assistir a aulas sobre os temas, os alunos desenvolverão um projeto em grupo Foto: Divulgação

Até 17 de dezembro, o Clubes de Ciência Brasil (CdeC Br) recebe inscrições para a sua sexta edição, que será realizada em 2024. O programa consiste em oficinas científicas de cinco dias, durante as férias de janeiro, com o intuito de fomentar o interesse científico. As atividades conduzidas por renomados pesquisadores. 

Na UFMG, uma das três sedes do evento, as atividades estão agendadas para 15 a 19 de janeiro. Os participantes escolhem entre cinco clubes temáticos. Os temas são Biologia sintética: programando organismos vivosNanobiotecnologia: explorando o nanoverso; Enfrentando epidemias; Imunologia de mucosas: entendendo como funciona o seu intestino (e as bactérias que vivem nele) e Medicina regenerativa: healing the body through polymers (o clube será ministrado em inglês e português, com participação de professores de Stanford).

O evento é destinado a alunos do ensino médio e dos primeiros semestres da graduação, com até 24 anos de idade. Além dos clubes, haverá atividades diversas sobre temas científicos, como mentorias de carreira, oficinas interativas, palestras e rodas de conversas.

Ao longo dos cinco dias, os alunos também desenvolverão um projeto em grupo. No último dia, haverá uma feira de ideias, e os melhores projetos serão premiados. 

O programa oferece mais de 350 vagas, em 15 clubes e três sedes. O processo seletivo é gratuito e realizado virtualmente. A seleção inclui questões sobre histórico, interesses e aspirações dos candidatos. As inscrições priorizam a diversidade,  com reservas para alunos de escolas públicas e bonificações para estudantes trans, pretos, pardos, indígenas, de baixa renda e com deficiência.

Outras sedes
Na Universidade Federal de Pernambuco, de 22 a 26 de janeiro, serão trabalhados os temas Procurando a minha molécula: uso de técnicas moleculares no estudo sobre o estresse oxidativo; Explorando a nanotecnologia: desenvolvimento de sistemas nanoestruturados; Laboratórios sustentáveis: bora fazer nossa parte, cientistas?; Vacinas: da pesquisa à proteção e Epidemiologia em ação: investigação de surtos e epidemias.

De 29 de janeiro a 2 de fevereiro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, serão repercutidas as temáticas MatLab Club Brazil: explorando as possibilidades, aplicações científicas e práticas com MatLab e Simulink; A internet de tudo: conectando a sua caixa d'água; RôboMaze: desvendando labirintos coloridos com Lego; Nosso mundo em torno do Sol: construindo um relógio solar e DIY science: building your own scientific instruments.

História
Fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e do MIT, o Clubes de Ciência se expandiu para nove países, e são mais de 15 mil estudantes beneficiados globalmente. O CdeC Brasil se prepara para sua sexta edição, com apoio de instituições como a Universidade de Stanford e a colaboração do Prêmio Nobel de Física Frank Wilczec.

Mais detalhes estão no site do Clubes de Ciências Brasil e em sua conta no Instagram. Dúvidas podem ser encaminhadas para contact@clubesdecienciabrasil.com.