Coletivo promove recepção a calouros negros nesta sexta, no gramado da Reitoria

Aula inaugural do curso de inglês promovido pelo Centro de Convivência Negra
Aula inaugural do curso de inglês promovido pelo Centro de Convivência Negra Foto: Facebook / Centro de Convivência Negra da UFMG

O Centro de Convivência Negra da UFMG vai promover nesta sexta, 24, no campus Pampulha, atividades de recepção aos estudantes negros recém-chegados. Eles vão se reunir para conversas sobre o Centro e temas étnico-raciais, piquenique, oficinas de capoeira, jogos e brincadeiras. A 1ª Recepção Preta vai começar às 16h, no gramado da Reitoria.

O coletivo de estudantes, que está em processo de construção e vai ocupar uma sala na Fafich, foi formado no último movimento de ocupações da Universidade. À época, os alunos reivindicaram um espaço em que as pessoas negras, incluindo trabalhadores e comunidades vizinhas, pudessem se encontrar e trocar experiências, também para facilitar a permanência na Universidade.

O Centro vem promovendo atividades como estudos gratuitos e afrocentrados de língua inglesa, aulas de capoeira e oficinas de produção de bonecos. Um dos projetos do coletivo é a formação de uma biblioteca sobre as relações étnico-raciais.

Os organizadores da recepção sugerem que os estudantes vistam roupas confortáveis, levem amigos negros, alimentos e bebidas e ideias de brincadeiras.

Saiba mais sobre o Centro de Convivência Negra na página do Facebook.