Coletivo promove recepção a calouros negros nesta sexta, no gramado da Reitoria
O Centro de Convivência Negra da UFMG vai promover nesta sexta, 24, no campus Pampulha, atividades de recepção aos estudantes negros recém-chegados. Eles vão se reunir para conversas sobre o Centro e temas étnico-raciais, piquenique, oficinas de capoeira, jogos e brincadeiras. A 1ª Recepção Preta vai começar às 16h, no gramado da Reitoria.
O coletivo de estudantes, que está em processo de construção e vai ocupar uma sala na Fafich, foi formado no último movimento de ocupações da Universidade. À época, os alunos reivindicaram um espaço em que as pessoas negras, incluindo trabalhadores e comunidades vizinhas, pudessem se encontrar e trocar experiências, também para facilitar a permanência na Universidade.
O Centro vem promovendo atividades como estudos gratuitos e afrocentrados de língua inglesa, aulas de capoeira e oficinas de produção de bonecos. Um dos projetos do coletivo é a formação de uma biblioteca sobre as relações étnico-raciais.
Os organizadores da recepção sugerem que os estudantes vistam roupas confortáveis, levem amigos negros, alimentos e bebidas e ideias de brincadeiras.
Saiba mais sobre o Centro de Convivência Negra na página do Facebook.