Arte e Cultura

Colóquio de História da Arte reúne pesquisadores de cinco países nesta semana

Foco do evento são os conceitos e processos operativos das 'quadraturas'

'Apoteose de Santo Inácio', afresco do pintor Andrea Pozzo no teto da Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma
'Apoteose de Santo Inácio', afresco de Andrea Pozzo, no teto da Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma Wikimedia/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

A pintura de elementos arquitetônicos, denominada “quadratura”, é tema da sétima edição do Colóquio Internacional de História da Arte, que reúne pesquisadores de diversos países para discutir temas relacionados à história da arte, da ciência e da cultura. O encontro, organizado pelo grupo de pesquisa Perspectiva Pictorum, da Fafich, será realizado no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), de 11 a 14 de setembro, e contará com convidados de Portugal, Itália, Espanha e Colômbia.

O tema Trompe l’oeil e quadratura – conceitos, processos operativos e o uso de textos científicos entre o Renascimento e o Rococó será abordado em conferências, mesas-redondas e debates. Além disso, será apresentado o processo de escaneamento 3D da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Mariana. O trabalho, que vem sendo desenvolvido pelo grupo Perspectiva Pictorum, vale-se de uma das mais modernas tecnologias de preservação do patrimônio edificado.

Repleta de sentidos sociais, filosóficos, religiosos e políticos, a pintura abarca desde as representações figurativas até a elaboração de uma construção espacial evidenciada nas falsas arquiteturas aplicadas em paredes, tetos abobadados ou em cúpulas, onde os aspectos técnicos são prioritários e não podem ser transcurados. Com o objetivo de contemplar a difusão desse espectro científico na América e no Oriente, o colóquio focalizará as quadraturas latinas, em especial, as mineiras.

Os estudantes interessados poderão participar gratuitamente do colóquio por meio de preenchimento de formulário. Os profissionais e demais interessados devem se inscrever no site do evento. Mais informações e a programação estão disponíveis na mesma página.