Formas de Ingresso

Coltec seleciona estagiários para atuação na biblioteca da unidade

Poderão se inscrever, a partir desta sexta, estudantes de oito cursos de graduação da UFMG

Biblioteca Professor Cássio Mendonça Pinto, onde estudantes selecionados cumprirão o estágio
Biblioteca Professor Cássio Mendonça Pinto, onde os estudantes selecionados cumprirão o estágio Foto: Lucas Braga | UFMG

O Colégio Técnico da UFMG (Coltec) selecionará dois estudantes de graduação da UFMG para estágio não obrigatório na biblioteca da unidade. As inscrições podem ser feitas de 19 a 28 de maio, por meio de mensagem que deve ser enviada para inscricaocoltec@teiacoltec.org. Os modelos dos formulários e a lista de documentos necessários para inscrição estão disponíveis nos anexos do edital.

Além das duas vagas para ocupação imediata, a seleção vai formar cadastro de reserva. Caso surjam novas vagas, serão respeitados os percentuais de 30% para candidatos negros (pretos e pardos) e de 10% para pessoas com deficiência.

Os candidatos devem cursar um dos seguintes cursos de graduação: Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, História, Letras e Museologia. O estudante deve estar regularmente matriculado do 1º ao 5º período letivo e não pode acumular bolsa acadêmica.

Atividades do estágio
No estágio, o estudante deverá auxiliar nas atividades da biblioteca, incluindo desenvolvimento de acervos e orientação de usuários. A carga horária é de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais, e o estágio será realizado presencialmente, nos períodos vespertino e noturno.

O período do estágio será de seis meses, podendo se estender até o total de 24 meses. A bolsa é de R$ 787,98, e o estudante também receberá auxílio-transporte de R$ 10 por dia de estágio cumprido presencialmente.

A seleção será realizada em duas etapas: prova objetiva (presencial e eliminatória) e entrevista (classificatória). O resultado final será enviado aos candidatos por e-mail e também estará disponível no site do Coltec. Outras informações estão no edital