Notícias Externas

Colunista analisa discursos de ódio que têm tomado as redes sociais

"O fato de se ter uma educação escolar, acadêmica e universitária não garante uma visão de mundo mais democrática, republicana e esclarecida", afirma

Protesto contra e a favor à filósofa Judith Butler em SP
Rovena Rosa | ABr

Discursos de ódio disseminados nas redes sociais e ataques em série contra artistas, professores, feministas e jornalistas nas ruas brasileiras são tema da Coluna de Educação com o professor da Faculdade de Educação da UFMG, Marcus Taborda. Embora considere os manifestantes "raivosos", Taborda acredita que eles sejam minoria. "Me parece que as redes sociais fomentam um tipo de discurso de ódio que ainda não tem correspondência na maior parte da sociedade", disse.

Nesse contexto, o professor analisa o aumento da popularidade de Jair Bolsonaro principalmente entre um eleitorado jovem, esclarecido, com diploma de ensino superior e de classe média. "Existe uma utopia de que a educação melhoraria o gênero humano. E a história tem mostrado que não é bem assim. O fato de se ter uma educação escolar, acadêmica e universitária não garante uma visão de mundo mais democrática, republicana e esclarecida. Pessoas com formação em nível superior podem ser conservadoras, autoritárias e reacionárias", avalia.

ouca-a-conversa-com-vinícius-luiz-20-11-2017.mp3

Coluna veiculada no Jornal UFMG desta segunda-feira, 20 de novembro de 2017.

Como a escola pode ajudar na formação de pessoas mais tolerantes?