Arte e Cultura

Curadoria quilombista: Jorge dos Anjos expõe no Centro Cultural até 24 de setembro

Série de desenhos resultou no memorial do artista plástico apresentado à Comissão de Notório Saber dos Mestres da Cultura da UFMG

Com curadoria quilombista, a exposição Visagens mostra uma das facetas da obra de Jorge dos Anjos. A série de desenhos com nanquim, exposta no centro Cultural UFMG até o próximo domingo, 24 de setembro, está relacionada às buscas do artista sobre seu pertencimento à negritude e à luta antirracista.  

Com raízes conceituais pautadas no enfrentamento e na superação do racismo no campo dos museus e das artes, a curadoria quilombista promove práticas colaborativas capazes de criar produtos expográficos que reconheçam e potencializem o patrimônio cultural afro-brasileiro e que deem suporte para performances museológicas contracoloniais e antirracistas.

A obra de Jorge dos Anjos é referência para o ensino da arte afrobrasileira, e a exposição é fruto de pesquisa curatorial que resultou no Memorial Jorge dos Anjos. A professora Carolina Ruoso, da Escola de Belas Artes, que ministrou em 2023 a disciplina Museus de artista, ateliês de artista, e os estudantes (de Museologia, Artes Visuais e Conservação e Restauração) leram o memorial, visitaram o ateliê do artista e  conceberam a exposição. O memorial foi apresentado à Comissão de Notório Saber dos Mestres da Cultura da UFMG.  

Em entrevista à TV UFMG, Jorge dos Anjos, Carolina Ruoso e a estudante de Museologia da Escola de Ciência da Informação Alinne Damasceno falam sobre a exposição Visagens.

Equipe:
Produção, reportagem e edição de conteúdo: Soraya Fideles
Imagens: Lucas Tunes
Edição de vídeo: Carlos Alberto