Arte e Cultura

Literatura é tema do terceiro podcast lançado pelo Centro Cultural

Cartunista e quadrinista Evandro Alves é o convidado do episódio de estreia; outros programas tratam de experimentação artística e música

Evandro Alves
Evandro Alves: quadrinhos e literaturaArquivo pessoal

O Centro Cultural UFMG acaba de lançar mais um podcast, desta vez focado na literatura. Todo mês, serão disponibilizados no Spotify conteúdos em áudio para oferecer ao público uma discussão sobre o universo literário e proporcionar visibilidade aos escritores e pesquisadores da área, que buscam soluções do mundo virtual para adaptar suas narrativas às novas tecnologias.

O Podcast Leituras abre espaço de diálogo para os autores disseminarem a arte da escrita e dá oportunidade aos ouvintes de se aventurarem pelo prazer da leitura e escuta de textos literários, em um momento em que os livros exercem papel fundamental na reimaginação do mundo. Os convidados vão apresentar leituras de trechos autorais, contação de histórias e participar de conversas sobre processos criativos. O acesso aos textos desses convidados foi concedido ao Centro Cultural e eles ficarão disponíveis na conta do Issuu.

O escritor mineiro Evandro Alves, mais conhecido como Alves, é o convidado de estreia do programa. Ele é cartunista, ilustrador autodidata, poeta, quadrinista, geógrafo e mestre em geografia pela UFMG. Autor dos livros Lobo-guará e lobeira, A rua de lá e Cerrado em quadrinhos, Alves conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. 

O cartunista fala sobre a publicação dos seus livros, a proximidade dos quadrinhos com a literatura e a influência de Guimarães Rosa em seu trabalho. Alves também relata sua experiência como roteirista para o estúdio Maurício de Sousa Produções e menciona sua recente participação no livro Paper. Pen. Pandemic. – viral cartoons from around the globe, que reúne trabalhos de artistas de diversos países sobre os impactos da covid-19.

Para ouvir o episódio na íntegra, acesse este link. Alguns trabalhos de Evandro Alves também estão disponíveis para leitura no Issuu.

Os outros dois podcasts já lançados pelo Centro Cultural tratam de música e pesquisa e experimentação em artes.