Institucional

Com homenagens, Escola de Enfermagem comemora 90 anos de fundação

Em cerimônia realizada nesta quinta, a reitora Sandra Goulart destacou o cuidado da comunidade com as pessoas e a preocupação com o desenvolvimento de políticas sustentáveis

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: compromissos renovados a cada diaFoto: Foca Lisboa | UFMG

“Todas as conquistas da nossa Escola de Enfermagem são marcas que revelam a preocupação em formar profissionais e pesquisadores dedicados ao desenvolvimento social do país. Essa dedicação se traduz por meio do cuidado e da restauração da saúde, da preocupação com o bem-estar das pessoas, do investimento na saúde pública, no SUS e em políticas públicas sustentáveis. Seu pioneirismo em vários campos demonstra o compromisso histórico desta Escola em fazer valer sua função formativa, solidária e social”, destacou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida na solenidade que marcou o aniversário de 90 anos da Escola de Enfermagem. A Escola foi fundada em 7 de julho de 1933.

A cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 6, foi transmitida pelo canal da Unidade no Youtube e reuniu autoridades, docentes, servidores técnico-administrativos, professoras eméritas, estudantes e familiares no auditório Maria Sinno. Além da reitora, a mesa solene contou com a presença do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, da diretora, Sônia Maria Soares, e da vice-diretora, Simone Cardoso Lisboa Pereira.

A reitora ressaltou que, em relação ao futuro da Escola, ainda aberta a tantas possibilidades de transformação, há uma certeza: a continuidade do seu papel histórico e a relevância e a excelência características do presente. “Comemoramos hoje os 90 anos da Escola de Enfermagem. Nosso olhar celebra a memória dos compromissos e ações desta Casa e sustenta a convicção de que eles serão renovados a cada dia, mantendo a tradição que caracteriza esta escola.” 

Sandra Goulart enalteceu o papel da Unidade no enfrentamento da pandemia de covid-19, destacando as várias ações de ensino, pesquisa e extensão, como a campanha de vacinação e o apoio às iniciativas do SUS e do poder público.

Sônia:
Sônia: mulheres visionáriasFoto: Foca Lisboa | UFMG

Persistência e ousadia
Para a diretora da Escola, professora Sônia Soares, a trajetória histórica da EEUFMG é marcada por lutas, conquistas e também por rupturas e descontinuidades. “Porém, em todos os momentos, fica evidente a persistência e o propósito de mulheres visionárias, guerreiras, ousadas e estrategistas que buscavam caminhos para a expansão da profissão: Laís Netto dos Reys, Waleska Paixão, Izaltina Goulart Azevedo e Carmelita Pinto Rabelo, que nos inspiraram a ser hoje uma das mais renomadas escolas do país”, disse a diretora, acrescentando que a Unidade já formou aproximadamente 17 mil profissionais, entre enfermeiros, nutricionistas e gestores de serviços de saúde.  “Vamos prosseguir juntos nessa jornada, trabalhando para que a Escola de Enfermagem continue crescendo e se fortalecendo no cenário nacional e internacional, no ensino, na extensão, na pesquisa e na produção intelectual de qualidade e relevância”, concluiu.

Homenagens

Diretores de gestões anteriores, professores, servidores técnico-administrativos, profissional terceirizada e egressa indígena, que contribuíram para o crescimento e funcionamento da Escola de Enfermagem foram homenageados com medalhas durante a cerimônia.

A professora Eliane Palhares, que fez a saudação aos diretores de gestões anteriores e professores, lembrou que é grande a responsabilidade de estar à frente da Unidade por quatro anos. “No exercício deste cargo, destaco a disposição para o trabalho, a vasta experiência profissional e a visão estratégica", disse. Ela ressaltou, ainda, a determinação dos professores homenageados e disse que cada um, a seu modo, deixou marcas que ficarão registradas para sempre na história da Escola.

Eliane Palhares:
Eliane Palhares: homenageados deixaram marcasFoto: Foca Lisboa | UFMG

O superintendente administrativo Mateus Bastos Lopes, em sua homenagem aos servidores e funcionários, pontuou que a formação contínua de excelência de profissionais da Enfermagem, da Gestão de Serviços de Saúde e da Nutrição é também produto do trabalho responsável executado pelos servidores técnico-administrativos e por profissionais terceirizados. "Homenageamos aqui três trabalhadoras administrativas, quando a vontade seria a de homenagear todos, pela diversidade de histórias e pelo enorme valor das contribuições individuais nesses 90 anos. Essas três pessoas representam o melhor de todos nós: a alegria, a competência, a entrega e a ética costumeiras no modo de trabalhar; a força com que vocês constroem o seu protagonismo é inspiradora para todos nós”, destacou Mateus Bastos.

Lançamento do vídeo institucional comemorativo dos 90 anos da Escola de Enfermagem e apresentação da violinista Adriane Lins de Oliveira encerraram a cerimônia.

Mateus
Mateus: diversidade de histórias e contribuições individuaisFoto: Foca Lisboa | UFMG

Diretoras e diretor de gestões anteriores:
Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, professora emérita e diretora na gestão 1982-1986;
Alcinéia Eustáquia Costa, diretora na gestão 1986-1990;
Maria José Cabral Grillo, professora emérita e diretora na gestão 1994-1998;
Francisco Carlos Félix Lana, diretor na gestão 2002-2006;
Marília Alves, professora emérita e diretora na gestão 2006-2010;
Maria Imaculada de Fátima Freitas, diretora na gestão 2010-2014;
Eliane Marina Palhares Guimarães, diretora na gestão 2014-2018;
Sônia Maria Soares, diretora na gestão 2018-2022

Professoras:
Deborah Carvalho Malta, segunda cientista do Brasil em ranking internacional de pesquisa acadêmica;
Anadias Trajano Camargos, aposentada do Departamento de Enfermagem Aplicada; 
Selme Silqueira de Matos, aposentada do Departamento de Enfermagem Básica;
Torcata Amorim, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública;
Aline Cristine Souza Lopes, do Departamento de Nutrição;
Fátima Ferreira Roquete, do Departamento de Gestão em Saúde

Servidoras, profissional terceirizada e egressa:
Mary Cristina Vasconcelos Valadares, servidora técnico-administrativa em Educação (aposentada);
Fernanda Costa Silva, servidora técnico-administrativa em Educação;
Rosânia Felipe Souza, profissional terceirizada da Escola de Enfermagem e egressa do curso de Enfermagem;
Simone Nunes Corrêa, primeira mulher indígena Xakriabá formada na área pela UFMG (ela representou o corpo discente da Unidade)

Convidados e homenageados no auditório Maria Sinno, na Escola de Enfermagem
Convidados e homenageados no auditório Maria Sinno, na Escola de Enfermagem Foto: Foca Lisboa | UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem