Pesquisa e Inovação

Com os temas 'Memórias do futuro' e 'Amazônia', Revista da UFMG tem chamadas abertas

Prazos para submissão de trabalhos para as duas edições terminam nos dias 31 de março e 30 de abril, respectivamente

Dança em volta dos troncos que representam os mortos homenageados no 'Quarup', um dos mais importantes festejos indígenas da região do Xingu, na Amazônia
Dança em volta dos troncos que representam os mortos homenageados no 'Quarup', um dos mais importantes festejos indígenas da região do Xingu, na Amazônia Marcello Casal Jr.| Agência Brasil / Wikimedia Commons | CC BY 3.0 br

A Revista da UFMG abriu chamadas de artigos para os números 2 e 3 do volume 28, com as temáticas Memórias do futuro e Amazônia. Os prazos para submissão de trabalhos terminam em 31 de março e 30 de abril, respectivamente.

O número dedicado ao tema Memórias do futuro (maio-agosto de 2021) pretende reunir, segundo o texto da chamada, "uma espécie de prospecção do que se apresenta para o futuro em vários setores da vida afetados pelo que tem acontecido no mundo". As reflexões poderão abranger o cotidiano das pessoas, novas formas de encarar o trabalho e o lazer, o estudo, as interações humanas, a sobrevivência, a arte e a cultura.

Na edição que tratará do tema Amazônia (setembro-dezembro 2021), a Revista da UFMG deverá abrigar discussões geopolíticas que possibilitam contextualizar a disputa de narrativas na região, questões históricas e a articulação dos chamados "povos da floresta" relacionada às questões da preservação ambiental e dos agenciamentos humanos e não humanos que povoam e habitam a Amazônia.

Normas
Os artigos devem ser adequados às normas de publicação disponíveis no site da revista, onde também devem ser realizadas as submissões para as duas edições. Outras informações estão disponíveis no mesmo site e também podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-4123.