Pesquisa e Inovação

Espaço do Conhecimento e Estação Ecológica vão acompanhar passagem de Mercúrio pelo Sol

Planeta Mercúrio
Planeta Mercúrio Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory / Carnegie Institution of Washington

Nesta segunda-feira, 9, a passagem do planeta Mercúrio na frente do Sol vai movimentar o Espaço do Conhecimento e a Estação Ecológica. O Espaço do Conhecimento transmitirá ao vivo o trânsito do astro, pela internet, a partir das 9h. A Estação Ecológica, por sua vez, sediará, durante todo o dia, uma série de atividades relacionadas ao fenômeno.

A passagem do planeta entre o Sol e a Terra será filmada pelo telescópio solar do Espaço do Conhecimento, equipado com um bloco de filtros e lentes, revestidos com películas, aparato que garante a segurança durante a observação e captação de imagens do Sol. O fenômeno não deve ser observado a olho nu, sem instrumentos específicos de segurança, pois isso pode gerar problemas de visão.

A transmissão terá, ao todo, seis horas de duração. O acesso a ela será divulgado no site do Espaço do Conhecimento e nas redes sociais do museu.

Telescópio Solar utilizado na observação de Mercúrio
Telescópio Solar utilizado na observação de Mercúrio Luisa Bragança

Evento astroecológico
Na Estação Ecológica, o professor Renato Las Casas, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), vai ministrar palestras multimídia sobre o fenômeno. O local também abrigará um laboratório interativo/demonstrativo, em que será explicado o aspecto físico da movimentação do planeta dos métodos de observação. Serão realizadas, ainda, caminhadas monitoradas pela mata, à luz do astro.

As atividades têm entrada franca e ocorrerão das 8 às 11h e das 13h às 16h. A programação é realizada em parceria com o Grupo de Astronomia da UFMG.

Segundo Renato Las Casas, a cada século ocorrem entre 13 e 14 trânsitos de Mercúrio observáveis de algum lugar da Terra. Nesta edição do evento, ele poderá ser visto integralmente de todo o Brasil.

Mercúrio e a mitologia
No sistema solar, Mercúrio é o planeta com a órbita mais próxima do Sol. Em diversas épocas do ano, o astro pode ser visto como um ponto brilhante no início ou no fim da noite, de acordo com a sua posição à época. Mercúrio é também o planeta do sistema que mais rapidamente dá a volta ao redor do Sol (movimento de translação).

Na mitologia romana, Mercúrio era um deus mensageiro, também associado ao comércio, aos viajantes e aos rebanhos. Na mitologia grega, o equivalente de Mercúrio é o deus Hermes.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG