Pesquisa e Inovação

Com transmissão ao vivo, simpósio traça panorama das doenças zika, dengue e chikungunya

Nesta quarta-feira, 18, das 19h às 22h, em simpósio no auditório da Reitoria, pesquisadores da UFMG vão traçar panorama atual sobre as doenças zika, dengue e chikungunya. Aberto ao público, o evento será transmitido ao vivo pela internet.

A primeira mesa-redonda, com o tema As doenças e seu tratamento, reunirá as professoras Marise Fonseca e Regina Amélia de Aguiar, da Faculdade de Medicina, e o professor Mauro Martins Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Além de informações sobre as doenças, serão discutidos triagem, diagnóstico, acompanhamento da gestante e os desafios de descobrir tratamentos.

Mosquito Aedes aegypti
Mosquito Aedes aegypti Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas (14/05/2015)

A seguir, na mesa-redonda O Vetor, Álvaro Eiras, do ICB, vai falar sobre controle do vetor Aedes aegypti, e Enio Roberto Pietra Pedroso, da Faculdade de Medicina, traçará panorama das doenças reincidentes no Brasil e no mundo contemporâneo.

Promovido pelas pró-reitorias de Pesquisa e Extensão, em conjunto com o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade de Medicina, o simpósio integra a campanha Nossa parte e compõe a programação das Atividades Acadêmicas Complementares.

Os estudantes que fizerem inscrição e comparecerem a uma atividade terão direito a certificado, que poderá ser utilizado para solicitar o aproveitamento de créditos em seus cursos.