Saúde

UFMG e parceiros produzem protetores para profissionais que combatem a pandemia

Rede busca suprir demanda por escudos faciais usados por médicos, enfermeiros e técnicos

Pesquisadores da UFMG, em parceria com cientistas de outras instituições, uniram-se para produzir protetores faciais que serão entregues a profissionais de saúde, visando auxiliar na segurança dos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. A rede, formada por voluntários, dispõe de cerca de 80 impressoras 3D, com capacidade de produção de 300 a 400 equipamentos de proteção. Empresas e pessoas interessadas em participar podem acessar este site

A expectativa é de que as primeiras máscaras, confeccionadas com apoio do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), sejam entregues neste sábado, 28. Cerca de 30 máscaras já haviam sido testadas na semana passada por profissionais do Hospital das Clínicas. 

A iniciativa conta ainda com a colaboração da plataforma Plumma 3D, da Prusa Research (que desenvolve pesquisas no campo da impressão), do Cefet-MG e da Fiocruz Minas. 

Equipe: Luiz Cisi (produção), Lucas Tunes (imagens e reportagem), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)