Comissão da Câmara de Vereadores pede mudança de local da Stock Car
Prova está prevista para agosto no entorno da UFMG; indicação proposta pelo vereador Bruno Pedralva (PT) será encaminhada ao prefeito Fuad Noman
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte aprovou, nesta quarta-feira, dia 10, uma indicação ao prefeito Fuad Nomam em que solicita que a Prefeitura da capital mineira reconsidere o local de realização da prova da Stock Car, prevista para o mês que vem no entorno do campus Pampulha.
“A decisão de realizar o evento nessa área pode trazer uma série de prejuízos significativos à comunidade acadêmica, aos moradores e moradoras do entorno e à população de Belo Horizonte”, afirma o vereador Bruno Pedralva (PT) no texto que justifica a indicação.
A manifestação cita o Hospital Veterinário, que realiza aproximadamente 35 mil atendimentos anuais, como um dos principais locais afetados pela prova. Além de ser o principal laboratório de ensino para os alunos de graduação, oferecendo o maior volume de atividades práticas do curso, o complexo hospitalar colabora com os programas de ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa da Escola de Veterinária e desenvolve importantes projetos de extensão com comunidades urbanas. “A realização da prova da Stock Car representa uma grave ameaça aos interesses acadêmicos e à vida dos animais atendidos e residentes na instituição. O barulho e as atividades decorrentes do evento poderiam causar estresse e riscos à saúde dos animais, além de danificar equipamentos sensíveis e de alto valor”, prossegue o texto da manifestação.
Ainda no âmbito da Escola de Veterinária, a comissão do legislativo municipal lista outras instalações afetadas, como o Laboratório do Leite, cujos serviços de certificação sanitária da produção leiteira alcançam cerca de 14 mil fazendas em praticamente todos os estados da região Sudeste e Nordeste do Brasil, e o Laboratório de Aquacultura. De acordo com o texto, os 27 mil peixes usados em atividades acadêmicas no âmbito deste último poderão ter suas funcionalidades reprodutivas comprometidas caso sejam submetidos a situações de estresse.
Outra estrutura de pesquisa também ameaçada pela prova, na avaliação do legislativo municipal, é o biotério central, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que fornece roedores padronizados para pesquisa científica. A comissão sustenta que “a temperatura, as vibrações, a luminosidade e os ruídos alteram padrões fisiológicos e reprodutivos dos roedores, acarretando a morte de muitos deles”.
Assembleia Legislativa
A realização da corrida no entorno da UFMG também encontra oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Também na quarta-feira, 14 deputados estaduais assinaram requerimento em que solicitam a formulação de manifestação de apoio à UFMG em razão dos ataques que a a instituição e a reitora Sandra Regina Goulart Almeida sofreram dos organizadores da Stock Car.