Pesquisa e Inovação

Pesquisa analisa como estudantes de enfermagem reagem a pedidos de oração

Dissertação é tema do novo episódio do ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Prática do cuidado espiritual dos pacientes é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde
Prática do cuidado espiritual dos pacientes é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde
Foto: Pexels / Rocketmann Team

“Você oraria por mim, ou comigo?” Essa pergunta, vinda de um paciente, motivou a enfermeira Laís Freire a pesquisar como a prática de cuidados espirituais é vista nos hospitais. 

O trabalho, desenvolvido durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG, foi feito por meio da aplicação de questionários on-line com cerca de 90 estudantes de graduação. Foram propostos diversos cenários, em que cada participante poderia escolher alternativas e ações no âmbito do cuidado espiritual. 

Ao analisar os resultados, a pesquisadora observou que, embora alguns estudantes não tenham incluído a oração em sua conduta, devido a algum desconforto, todos os entrevistados prestaram algum tipo de auxílio ou suporte aos pacientes, diante dos pedidos de oração.

O trabalho chama a atenção para a necessidade de levar essa discussão para as salas de aula e aprofundá-la, abordando também práticas religiosas além do cristianismo. Saiba mais no episódio 134 do Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça o programa:


Raio-x da pesquisa

Título: Estudo de métodos mistos do conforto de estudantes de enfermagem para atender a pedidos de oração

O que é: Dissertação de mestrado sobre a reação de estudantes de enfermagem a pedidos de oração feitos por pacientes, com base na análise de questionários on-line respondidos pelos futuros profissionais.

Pesquisadora: Laís Machado Freire

Programa de pós-graduação: Enfermagem

Orientadora: Elysangela Dittz Duarte

Coorientadora: Mariana Bueno

Ano da defesa: 2021

A enfermeira Laís Freire estudou o comportamento de estudantes de enfermagem diante de pedidos de oração feitos pelos pacientes
Laís Freire observou que seus entrevistados prestaram algum tipo de auxílio ou suporte espiritual aos pacientes Foto: acervo pessoal

O episódio 134 do programa Aqui tem ciência tem produção de Luisa Marques, apresentação de Igor Costa e edição de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade. 

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.