Notícias Externas

Como manter os mais velhos em casa e protegidos contra o novo coronavírus?

Professora da Escola de Enfermagem da UFMG dá dicas para a programação de uma rotina diária para os idosos

Sônia Maria Soares, professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG (Reprodução/Somos UFMG)

A maioria das vítimas do novo coronavírus tem acima de 60 anos, e por isso, formam o chamado “grupo de risco”. Mesmo assim, os idosos têm resistido ao distanciamento social. Muitas pessoas têm relatado as dificuldades que estão enfrentando para convencer os seus pais, tios ou avós a ficar em casa e evitar aglomerações. É preciso conscientizar essas pessoas sobre os perigos da Covid-19 e da necessidade de permanecer em suas residências, cuidando da higiene pessoal e tendo o mínimo de contato possível com o mundo exterior.

O repórter Célio Ribeiro conversou com a professora Sônia Maria Soares, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, que comentou as dificuldades em suspender, temporariamente, a rotina ativa que grande parte dos mais idosos tem hoje. Sônia também deu dicas para a criação de uma rotina diária e de atividades para serem realizadas pelos idosos durante o período de isolamento social.

Ouça a reportagem de Célio Ribeiro