Saúde

Como uma epidemia se torna pandemia? Especialista da UFMG explica conceitos

São mais de mil mortes na China após complicações do coronavírus

O coronavírus já matou mais de mil pessoas somente na China desde as primeiras notificações de infecção, em 31 de dezembro de 2019, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). São mais de 44 mil infectados no país, além de notificações em outras 24 nações. A OMS declarou emergência internacional de saúde em virtude da disseminação da doença. Por causa da gravidade da situação, a entidade promoveu nessa terça e quinta-feiras, 11 e 12, um foro mundial de investigação e inovação para impulsionar a adoção de medidas internacionais para combater o covid-19.

No Brasil, o Ministério da Saúde investiga oito casos suspeitos em cinco estados. O professor da Faculdade de Medicina da UFMG Unaí Tubinambás explica os conceitos de epidemia e pandemia, além de mostrar medidas simples para conter a disseminação de doenças contagiosas. O país esta preparado para lidar com uma possível epidemia?

Entrevistado: Unaí Tupinambás, prof. da Faculdade de Medicina da UFMG.

Equipe: Diogo Diniz (produção), Artur Horta (reportagem), Antônio Soares (imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo).