Companhia encena a cultura e os costumes dos ribeirinhos da Amazônia

Espetáculo será apresentado de graça nesta quarta e quinta-feira na UFMG

Por meio dos elementos água e lama, as bailarinas interpretam a transmutação do corpo humano
Por meio da água e da lama, as bailarinas interpretam a transmutação do corpo humano Michele Saraiva | Divulgação

Inspirados em uma pesquisa fotográfica que retrata a cultura e os costumes de populações ribeirinhas da Amazônia, a Companhia de Artes Fiasco, de Porto Velho (RO), criou o espetáculo de dança D’água e Lama. O projeto ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, partiu em excursão pelo Brasil e se apresenta hoje, 4, e amanhã, 5, na Escola de Belas Artes da UFMG.

"Passei pelo cotidiano do ribeirinho para extrair ao máximo a atmosfera desse lugar, o cotidiano e a relação com a natureza e o barranco", relatou a fotógrafa Michele Saraiva em entrevista ao programa Expresso 104,5 da Rádio UFMG Educativa desta quarta-feira, 4.

Filha de ribeirinhos, a bailarina Gisele Stering, uma das intérpretes do espetáculo, contou no programa que "apesar de ter nascido na capital, tenho um corpo que traz uma memória do cotidiano das mulheres ribeirinhas. Nos ensaios, me emocionei ao lembrar de situações vividas por minhas avós na beira do rio Madeira".

ouça-conversa-filipe-sartoreto-04-10-2017.mp3

Apresentações hoje, 4, e amanhã, 5, às 19h30, no auditório da Escola de Belas Artes da UFMG, com entrada gratuita. Saiba mais na página da EBA.