Pesquisa e Inovação

Desafio internacional de comunicação científica tem inscrições abertas

Vencedor da edição brasileira da FameLab participa, na Inglaterra, da disputa mundial

Premiação da última edição do FameLab Brasil, em 2017
Premiação da última edição do FameLab Brasil, em 2017 Site FameLab Brasil

O British Council está com chamada aberta para cientistas e pesquisadores interessados em participar da terceira edição do FameLab Brasil, que classifica para uma das principais competições internacionais de comunicação científica do mundo, a FameLab Global. As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro, e o vencedor brasileiro viajará até a Inglaterra, com despesas pagas, para a disputa mundial.

Neste ano, o desafio consiste de produzir um vídeo de três minutos, sem edição e nenhum apoio de dispositivo eletrônico, para explicar um conceito científico ou tecnológico e mostrar sua importância ou impacto na vida cotidiana. As inscrições deverão ser feitas no site do Conselho Britânico, onde também constam as orientações para a submissão do vídeo.

Os autores dos 30 melhores vídeos (julgados pelo conteúdo, clareza e carisma) ganharão passagem e hospedagem no Rio de Janeiro, onde, de 23 a 27 de abril, serão treinados por um especialista britânico da comunicação para se apresentarem ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados.

Em segundo momento, serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que será realizado de 4 a 10 de junho, na Inglaterra.

Além dos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e das demais Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) mencionadas no edital, também poderão participar pesquisadores independentes e outros não bolsistas, incluindo estrangeiros que atuam no Brasil.

O FameLab
Organizada pelo Conselho Britânico, a maior competição de comunicação científica do mundo tem edições em 32 países. Seu objetivo é promover a aproximação entre cientistas e o grande público, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do cotidiano, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

No Brasil, a iniciativa conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fapesp.