Notícias Externas

Interesse público não pode ser confundido com interesse do governo, defende especialista

Professora da Universidade Estadual de Londrina comenta proposta do governo Temer de realinhamento da estratégia da EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi criada há dez anos, em abril de 2008. A mesma lei que criou a empresa também enunciou, pela primeira vez, os princípios da comunicação pública no país. No dia 25 de abril, a gestão Michel Temer propôs que a Agência Brasil, órgão da EBC criado para produzir e difundir informações de interesse público, passe a divulgar apenas notícias do Estado brasileiro. Mais recentemente, nesta quarta-feira, 2, outra novidade nesse cenário: Temer exonerou o jornalista Laerte Rímoli do cargo de diretor-presidente da EBC, nomeando o diplomata Alexandre Guido Lopes Parola para o posto.

Capa do livro
Capa do livro 'Comunicação pública: a voz do cidadão na esfera pública - construindo um paradigma profissional'Regina Escudero

A professora de relações públicas Regina Escudero, da Universidade Estadual de Londrina, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, defendeu que a comunicação pública só é possível em um ambiente democrático. "É uma condição sine qua non: onde não houver democracia, não haverá comunicação pública", afirmou. Sobre a comunicação pública no Brasil, Regina Escudero revelou que ainda "somos uma nova democracia" e que "uma política de comunicação pública no país ainda é embrionária". A conversa foi ao ar nesta quinta-feira, 3.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A professora Regina Escudero é autora do livro Comunicação pública: a voz do cidadão na esfera pública - construindo um paradigma profissional, publicado pela Editora Appris.