Arte e Cultura

Comunidade dos Arturos realizará cortejo na tarde de hoje no campus Pampulha

Oficina dá acesso à cultura dessa comunidade quilombola
Oficina dá acesso à cultura dessa comunidade quilombola Foca Lisboa / UFMG

Dado o sucesso da programação do Festival de Inverno, foram criadas atividades extras para o dia de hoje. A principal delas é um cortejo da oficina Cantando e reinando com os Arturos: os cantos, as danças e os ritmos da comunidade dos Arturos, que será realizado nesta sexta-feira, 22, no campus Pampulha, a partir das 16h15.

No cortejo, sob a batuta de Jorge dos Santos, os membros da Comunidade dos Arturos e os demais participantes da oficina sairão da Escola de Música em direção à Praça de Serviços, mostrando seus ritmos, cantos, danças e rituais. A festa é aberta à participação pública.

Mônica Ribeiro, coordenadora-geral do Festival, destaca a forma positiva com que esta e as demais oficinas vêm promovendo o trânsito entre saberes e territórios culturais. “Nesta edição, o Jorge, por exemplo, veio acompanhado de Maria Isabel da Silva, que trabalha com canto e dança na comunidade dos Arturos. Com isso, sua oficina acabou promovendo também uma experimentação entre os próprios docentes, no ato mesmo de ministrar a aula em conjunto: os sujeitos dos saberes dialogando entre si”, afirma.

Na manhã de hoje, Valéria Braga também realizou uma edição extra da aula aberta Canto da Praça, na Praça da Liberdade, dada a procura pela atividade. Na aula, os participantes experimentaram novas possibilidades de canto coletivo, por meio de exercícios corporais lúdicos e expressivos.