Extensão

Concurso no ICB vai premiar melhor representação criativa do DNA

Iniciativa recebe inscrições até o dia 23

As representações devem ser da forma mais criativa possível, como a montagem em lego do DNA, ilustrada na foto.
Montagem em lego da estrutura do DNAMike & Amanda Knowles / Wikimedia Commons / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

Estão abertas, até 23 de abril, as inscrições para a segunda edição do concurso Está no DNA, que vai premiar a representação mais criativa da molécula, que traz no núcleo das células toda a informação genética dos seres vivos. Poderão ser inscritos trabalhos em forma de dobradura, pintura, moldagem, tricô, fotografia, mosaico e música.

Promovido pela Diretoria do ICB, o concurso tem o apoio da Fundação Danilo Pena (Fundape), que patrocina o prêmio de R$500 que será entregue ao autor do melhor trabalho. Para se inscrever, basta enviar e-mail com o assunto “Prêmio DNA” para comunica@icb.ufmg.br. Na mensagem, devem constar nome do interessado, título do trabalho com breve apresentação, área física e infraestrutura necessárias para a exposição e contatos (e-mail e telefone).

Exposição
O concurso marca as comemorações do Dia Internacional do DNA, celebrado em 25 de abril, data em que os trabalhos inscritos ficarão expostos no hall do ICB, das 9h às 15h. A seleção será feita por comissão julgadora, mas o público também poderá votar. O expositor do trabalho preferido pelo público receberá um voto extra. A urna ficará no local da exposição.

A divulgação do resultado ocorrerá no dia 27 de abril, e a entrega do prêmio em data a ser posteriormente agendada.

A dupla hélice de DNA é um modelo simples e estético proposto pelos cientistas Francis Crick e James Watson. Sua divulgação se deu em 25 de abril de 1953.