Confira os destaques do Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa, desta segunda-feira, 2/10/17
Professora do ICB explica os estudos que renderam o Nobel de Medicina 2017 a um trio de cientistas dos EUA
Confira os destaques do Jornal UFMG desta segunda-feira, 2 de outubro de 2017:
Nobel 2017
Pesquisas que relacionam o ciclo de atividade do corpo com a rotação da Terra levam Nobel de Medicina e Fisiologia 2017, divulgado nesta segunda. Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young isolaram o gene que controla nosso ritmo interno em 1984 e, a partir daí, desenvolveram estudos sobre o ciclo circadiano, mecanismo que ajusta as nossas funções corporais e nos leva, por exemplo, a ficar mais ativos durante o dia e menos alertas à noite.
A descoberta é importante porque a desregulação desse mecanismo afeta a saúde e o bem-estar humano e pode contribuir para o surgimento de doenças, como a depressão. "O ciclo circadiano é a nossa capacidade de se adaptar às variações de claro e escuro em função da rotação da Terra. Os pesquisadores foram a fundo e descobriram um conjunto de proteínas que estão expressas em todas as células do organismo e controlam como que a gente é capaz de alterar nossa fisiologia e se adaptar a essas variações de claro e escuro. Não é à toa que a gente dorme durante a noite. É porque tem um reloginho dentro da gente que fala da hora de dormir", comenta a professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Maristela Poletini, em entrevista ao Jornal UFMG.
Saúde
Maternidade Leonina Leonor, em Venda Nova, pronta desde 2009, deve ser inaugurada no primeiro semestre 2018. A maternidade, que vai funcionar no segundo e terceiro andares da UPA de Venda Nova, conta com 32 leitos e tem capacidade para até 350 partos por mês. Isso vai preencher uma lacuna na capital por mais quartos no modelo PPP: pré-parto, parto e pós-parto.
Esse modelo de suíte, em que as três fases do parto se dão em um mesmo local, favorece a assistência humanizada ao parto e tem potencial para diminuir a incidência de maus-tratos nas maternidades que, no Brasil, são relatados por uma em cada quatro gestantes, segundo o Ministério da Saúde.
Internacional
O que se passa na Catalunha? Em referendo deste domingo, 90% dos eleitores votaram a favor da independência da região do restante da Espanha em um dia de tensão e confrontos. Região mais rica do país e que abriga a cidade de Barcelona, a Catalunha pertence ao território do Reino da Espanha desde o século 15. E, pela primeira vez, o governo da Catalunha tem uma maioria independentista no Parlamento.
O professor de História Contemporânea e Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Estevão Martins, explica a trajetória da Catalunha e o contexto atual do pedido de independência.
Cidadania
A importância da educação para a garantia de direitos da comunidade LGBT é o mote da Primeira Semana Integrada de Diversidade Sexual e de Gênero da UFMG, que começa hoje em diversas unidades.