Notícias Externas

Confira os destaques do Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa, desta segunda-feira, 2/10/17

Professora do ICB explica os estudos que renderam o Nobel de Medicina 2017 a um trio de cientistas dos EUA

Confira os destaques do Jornal UFMG desta segunda-feira, 2 de outubro de 2017:

Nobel 2017

Trio de norte-americanos vencedores do Nobel
Trio de norte-americanos vencedores do Nobel Nobel | Divulgação

Pesquisas que relacionam o ciclo de atividade do corpo com a rotação da Terra levam Nobel de Medicina e Fisiologia 2017, divulgado nesta segunda. Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young isolaram o gene que controla nosso ritmo interno em 1984 e, a partir daí, desenvolveram estudos sobre o ciclo circadiano, mecanismo que ajusta as nossas funções corporais e nos leva, por exemplo, a ficar mais ativos durante o dia e menos alertas à noite.

A descoberta é importante porque a desregulação desse mecanismo afeta a saúde e o bem-estar humano e pode contribuir para o surgimento de doenças, como a depressão. "O ciclo circadiano é a nossa capacidade de se adaptar às variações de claro e escuro em função da rotação da Terra. Os pesquisadores foram a fundo e descobriram um conjunto de proteínas que estão expressas em todas as células do organismo e controlam como que a gente é capaz de alterar nossa fisiologia e se adaptar a essas variações de claro e escuro. Não é à toa que a gente dorme durante a noite. É porque tem um reloginho dentro da gente que fala da hora de dormir", comenta a professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Maristela Poletini, em entrevista ao Jornal UFMG.

ouça-conversa-com-vinícius-luiz-02-10-2017.mp3

Saúde

Maternidade Leonina Leonor, em Venda Nova, pronta desde 2009, deve ser inaugurada no primeiro semestre 2018. A maternidade, que vai funcionar no segundo e terceiro andares da UPA de Venda Nova, conta com 32 leitos e tem capacidade para até 350 partos por mês. Isso vai preencher uma lacuna na capital por mais quartos no modelo PPP: pré-parto, parto e pós-parto.

Esse modelo de suíte, em que as três fases do parto se dão em um mesmo local, favorece a assistência humanizada ao parto e tem potencial para diminuir a incidência de maus-tratos nas maternidades que, no Brasil, são relatados por uma em cada quatro gestantes, segundo o Ministério da Saúde.

ouça-reportagem-pedro-pereira-02-10-2017.mp3

Internacional

O que se passa na Catalunha? Em referendo deste domingo, 90% dos eleitores votaram a favor da independência da região do restante da Espanha em um dia de tensão e confrontos. Região mais rica do país e que abriga a cidade de Barcelona, a Catalunha pertence ao território do Reino da Espanha desde o século 15. E, pela primeira vez, o governo da Catalunha tem uma maioria independentista no Parlamento.

O professor de História Contemporânea e Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Estevão Martins, explica a trajetória da Catalunha e o contexto atual do pedido de independência.

ouça-a-conversa-vinícius-luiz-b-02-10-2017.mp3
Muitas dúvidas após os 90% dizerem 'sim' à independência
Muitas dúvidas após os 90% dizerem 'sim' à independência Flickr | Domínio público

Cidadania

A importância da educação para a garantia de direitos da comunidade LGBT é o mote da Primeira Semana Integrada de Diversidade Sexual e de Gênero da UFMG, que começa hoje em diversas unidades.

Ouça a reportagem de Larissa Arantes.mp3