Congresso aborda inovações para atividade docente no ensino superior

Evento vai tratar de flexibilidade de currículos, protagonismo estudantil e 'gamificação'

Congresso promoverá reflexão sobre fatores que promovem a inovação nas práticas didático-metodológicas
Congresso promoverá reflexão sobre fatores que promovem a inovação nas práticas didáitcasRaíssa César / GIZ

Nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (8 a 10 de novembro), a terceira edição do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior será realizada no campus Pampulha, com o objetivo de valorizar a atividade docente. Conferências, mesa-redonda, oficina e a primeira edição do Encontro de Licenciatura compõem a programação.

Segundo os organizadores, o propósito é estimular reflexões sobre fatores que promovam a inovação nas práticas didático-metodológicas no ensino superior de graduação, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como ponto de partida os movimentos de conexão, contribuição, compartilhamento, colaboração e cooperação (os "5c").

Neste ano, os eixos temáticos são avaliação da aprendizagem, estratégias de permanência no ensino superior e flexibilidade curricular, recursos educacionais e laboratórios de ensino, metodologias de ensino-aprendizagem, protagonismo estudantil, tecnologias e gamificação, articulação ensino-pesquisa-extensão, educação inclusiva e perspectivas complementares.

O evento apresentará um painel de iniciativas e ações que buscam envolver docentes, discentes e corpo técnico-administrativo da UFMG, visando à constituição de uma comunidade em rede. Após o congresso, serão realizadas atividades on-line até dezembro.

As inscrições podem ser feitas neste link. Iniciativa da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-reitoria de Graduação, o congresso é destinado a estudantes e ex-estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos da UFMG e demais interessados.

A programação e outras informações estão disponíveis no site do evento  e também podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-4051.