Ensino

Congresso de alfabetização recebe trabalhos até o dia 30

UFMG sediará o evento, em agosto

Sala de aula do Centro Pedagógico da UFMG
Sala de aula do Centro Pedagógico da UFMG Luiza Ananda / UFMG

Estão abertas, até 30 de maio, as inscrições para submissão de trabalhos ao 4º Congresso Brasileiro de Alfabetização, que será realizado na UFMG de 8 a 10 de agosto. O objetivo do evento é promover debates sobre as finalidades da alfabetização e sobre como as expectativas em relação a seus resultados mudam com o tempo. 

Os artigos podem contemplar uma das seguintes áreas: políticas públicas, história, diversidades e inclusão, infância, educação de jovens, adultos e idosos, cultura escrita, formação de professores e modos de aprender e de ensinar.

Cada participante poderá submeter apenas um trabalho na condição de autor principal e outro como coautor. Até três pessoas poderão assinar um trabalho. O Comitê Científico do evento decidirá sobre a aceitação dos trabalhos, observando as normas de apresentação, sua pertinência com um dos eixos temáticos e a qualidade do texto e contribuição para o campo da alfabetização. A relação dos artigos aceitos será divulgada até 15 de junho. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até 7 de junho.

Diálogo
O Congresso Brasileiro de Alfabetização é um dos principais eventos nacionais de debate sobre o tema da alfabetização, que promove o diálogo entre pesquisadores nacionais, internacionais, professores e gestores e estimula a reflexão e a divulgação de práticas relativas ao ensino da leitura e da escrita. A iniciativa é da Associação Brasileira de Alfabetização, que atualmente é sediada na UFMG.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.