Ensino

Congresso discute impactos das tecnologias digitais no ensino superior

Educação inclusiva é outra frente do evento, que começa nesta terça-feira, dia 2

Potencial pedagógico das tecnologias digitais, incluindo suas perspectivas de aplicação na educação inclusiva, é um dos eixos do congresso
Potencial pedagógico das tecnologias digitais, incluindo suas perspectivas de aplicação na educação inclusiva, é um dos eixos do congresso ONU Brasil

Ensino-aprendizagem em tempos digitais é o tema de congresso que começa nesta terça-feira, 2, no campus Pampulha, com o objetivo de discutir tecnologias digitais que incidem fortemente nos processos educacionais, especialmente nas formas de ensinar e aprender. A conferência de abertura, Mentes digitais: aplicações, implicações e especulações, será ministrada a partir das 9h desta quarta-feira, dia 3, pelo professor emérito do Departamento de Ciência da Computação Nívio Ziviani, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD 3), campus Pampulha.

Com mais de 300 inscritos e 92 trabalhos que serão apresentados nos dias 4 e 5, o 4º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior tem formato de fórum permanente, que inclui atividades em datas anteriores e posteriores ao encontro anual. O evento é promovido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz).

Assunto em destaque na programação, a educação inclusiva será abordada em minicurso, mesa e debate. Haverá discussões sobre tecnologias e inclusão, conversa – presencial e via redes sociais – com usuários de tecnologias assistivas e intervenções de coordenadores de colegiados acerca da construção coletiva de práticas institucionais para melhoria da acessibilidade de pessoas com deficiência em atividades acadêmicas.

Matéria sobre o evento está publicada na edição 2.052 do Boletim UFMG.