Ensino

Congresso on-line recebe inscrições até domingo

Evento proporciona a estudantes a experiência de produzir trabalhos acadêmicos

Evento é assíncrono
Tarefas são avaliadas por professores e corretoresMarcos Santos / USP Imagens

Estão abertas até domingo, 7 de abril, as inscrições para o UEaDSL (Universidade, Educação a Distância e Software Livre), congresso on-line promovido pelo projeto Texto Livre, da Faculdade de Letras, com suporte do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed). 

Poderão se inscrever pareceristas, orientadores e professores acompanhados de seus alunos, que serão os autores dos artigos apresentados nesta edição. As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site do Texto Livre. Quem nunca participou do evento deve se cadastrar na plataforma.

Para desempenhar as funções, os professores e orientadores receberão, a partir de 20 de abril, capacitação, on-line, sobre a dinâmica e a proposta do evento.  O acesso a esse curso será liberado em até cinco dias úteis após a seleção dos interessados. Todos os participantes receberão certificados.

Gratuito e assíncrono
O UEaDSL é um dos eventos mais tradicionais do programa de pós-graduação em Letras da UFMG. Desde 2011, o evento proporciona a estudantes a experiência de produzir trabalhos acadêmicos – da elaboração de um minicurrículo até a discussão de um artigo com o público. O congresso é gratuito e assíncrono, ou seja, não ocorre, necessariamente, ao mesmo tempo para todos os inscritos.

Todas as tarefas desenvolvidas são avaliadas por docentes e corretores, em sua maioria, professores universitários e pós-graduandos em letras de diversas instituições de ensino do país.

Como cada tarefa é corrigida e refeita, os alunos têm a oportunidade de saber em que aspectos precisam melhorar. Por conta disso, o evento pode ser aproveitado por professores como atividade curricular, com a atribuição da pontuação que julgar adequada. Os artigos que alcançarem mais de 60 pontos serão apresentados no ambiente virtual do grupo Texto Livre, de 24 a 28 de junho.

Além do certificado, os autores também terão seus trabalhos publicados nos anais da edição. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ueadsl.sec@textolivre.pro.br