Notícias Externas

Conselho Universitário aprova moção de apoio à posição do Reitorado sobre proibição de assembleia de estudantes

Em reunião na tarde desta terça-feira, 3, o Conselho Universitário da UFMG aprovou moção de apoio ao posicionamento adotado pelo reitor Jaime Ramírez e pelos professores Fernando Jayme e Aziz Saliba, diretor e vice da Faculdade de Direito, em relação à decisão da 9ª Vara Cível de Belo Horizonte que proibiu o Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap) de realizar, na última sexta-feira, assembleia para discutir o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A liminar foi suspensa na última segunda-feira, 2, pela 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O reitor Jaime Ramírez disse que a decisão atingia um dos pilares da Universidade, que é o debate de ideias em sua diversidade. Em nota, a Diretoria da Faculdade de Direito da UFMG repudiou “veementemente” a decisão judicial, que “violenta a liberdade de expressão e política da comunidade acadêmica”.

Leia mais sobre a revogação da liminar e manifestação programada para esta terça, na Faculdade de Direito.