Pesquisa e Inovação

Conselho Universitário manifesta preocupação com 'desrespeito a valores democráticos' e faz defesa 'intransigente' da educação pública

Reunido na tarde desta terça-feira, dia 3, o Conselho Universitário manifestou sua preocupação com o atual momento político do país, caracterizado por episódios de desrespeito a valores democráticos consagrados na Constituição de 1988, por manifestações de intolerância e violência que classificou de “constrangedoras” e pela inobservância de direitos individuais.

“Esta Universidade se orienta pela defesa incondicional do Estado de Direito e pelo respeito à diferença e à diversidade”, registraram em nota os integrantes do Conselho. Ainda segundo o seu órgão máximo de deliberação, a UFMG defende o exercício pleno das instituições responsáveis pelo cumprimento das leis em sua atuação ampla e imparcial no combate à corrupção e aos desvios éticos.

Na mensagem, assinada pelo reitor Jaime Ramírez, o Conselho também se posiciona de forma “intransigente na defesa da educação pública e de qualidade, da autonomia universitária e da manutenção do financiamento das instituições públicas de ensino superior".

Leia a íntegra do comunicado.