Conservatório e Escola de Música fazem tributo a Koellreutter

Nos dias 12, 13 e 15 de abril, o Conservatório UFMG, em parceria com a Escola de Música, realiza a Semana Tributo a Koellreutter, com exposição, palestra, concertos e lançamento de livro em homenagem a Hans-Joachim Koellreuter (HJK). O compositor, professor e musicólogo alemão se mudou para o Brasil em 1937, tornando-se um dos nomes mais influentes na vida musical no país.

As homenagens começam nesta noite, às 19h, com abertura da exposição Tributo a Koellreutter, de curadoria da professora Edite Rocha. Durante a exposição será realizado o lançamento do livro Processos criativos em educação musical: tributo a Koellreutter, de Betânia Parizzi e Patrícia Furst Santiago. Às 20h, a série Conexões Musicais apresenta o concerto HJK e sua Música Viva da Flauta ao Sopro.

Na quarta-feira, dia 13, às 17h40, o mesmo livro será lançado em mais uma edição da Série VivaMúsica na Escola de Música. Na sequência, o professor Carlos Kater fará a palestra Koellreutter, o espírito criador. Por fim, será apresentado o concerto Os compositores da Música Viva – contribuições de HJK para a educação musical.

A semana se encerra na sexta-feira, dia 15, às 20h, no Conservatório UFMG, com a apresentação O programa radiofônico Música Viva homenageia Koellreutter, dirigido por Carlos Kater.

Em 1939, Koellreutter fundou o movimento Música Viva, por meio do qual ele e seus discípulos – entre os quais Cláudio Santoro, César Guerra Peixe, Eunice Katunda e Edino Krieger – realizavam concertos e palestras pelo país. Outro desdobramento foi o programa que o musicista alemão apresentou na Rádio MEC do Rio de Janeiro.

Guida Borghoff, Carla Reis e o Ars Nova - Coral da UFMG participarão da apresentação. Ao fim, será executada a peça Acronon, de Koellreutter, para piano e esfera de acrílico, projetada em vídeo.

Os eventos são gratuitos. Mais informações podem ser obtidas no site do Conservatório UFMG ou pelo telefone (31) 3409-8300. O Conservatório está localizado na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. A Escola de Música fica no campus Pampulha.