Conservatório UFMG celebra 20 anos de atividades como espaço cultural
Professor Fernando Rocha, diretor do Conservatório UFMG, falou sobre comemorações em entrevista ao programa Expresso 104,5
O Conservatório UFMG completou, no mês de passado, 20 anos de sua reinauguração como espaço cultural. O tradicional edifício da avenida Afonso Pena, patrimônio histórico e artístico de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1926 como Conservatório Mineiro de Música. Em 1966, passou a integrar a UFMG e funcionou como Escola de Música da Universidade durante 30 anos, até a transferência da Escola de Música para o campus Pampulha, em 1997.
O prédio passou por uma grande reforma, foi restaurado e ampliado, e, em agosto de 2000, foi reinaugurado com o nome Conservatório UFMG. Desde então, funciona como espaço cultural para toda a população de Belo Horizonte, oferecendo uma programação musical diversificada e de qualidade, desde concertos de música erudita, passando por gêneros da música popular brasileira, como samba e choro, até a música contemporânea, com convidados do mundo todo, de novos talentos a nomes consagrados.
Até a chegada da pandemia e a suspensão das atividades presenciais, em março deste ano, havia apresentações diárias na Casa, todas gratuitas. Mesmo com a comemoração presencial adiada para 2021, várias atividades on-line estão sendo realizadas nesta semana para celebrar os 20 anos do Conservatório UFMG como espaço cultural. O diretor do Conservatório UFMG, Fernando Rocha, falou sobre a história e sobre as comemorações, em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 1º.
As comemorações podem ser acompanhadas nas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram) e no site do Conservatório UFMG