Arte e Cultura

Conservatório UFMG celebra 20 anos de atividades como espaço cultural

Professor Fernando Rocha, diretor do Conservatório UFMG, falou sobre comemorações em entrevista ao programa Expresso 104,5

Conservatório recebe shows abertos a toda a população
Conservatório recebe shows abertos a toda a população Foca Lisboa / UFMG

O Conservatório UFMG completou, no mês de passado, 20 anos de sua reinauguração como espaço cultural. O tradicional edifício da avenida Afonso Pena, patrimônio histórico e artístico de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1926 como Conservatório Mineiro de Música. Em 1966, passou a integrar a UFMG e funcionou como Escola de Música da Universidade durante 30 anos, até a transferência da Escola de Música para o campus Pampulha, em 1997. 

O prédio passou por uma grande reforma, foi restaurado e ampliado, e, em agosto de 2000, foi reinaugurado com o nome Conservatório UFMG. Desde então, funciona como espaço cultural para toda a população de Belo Horizonte, oferecendo uma programação musical diversificada e de qualidade, desde concertos de música erudita, passando por gêneros da música popular brasileira, como samba e choro, até a música contemporânea, com convidados do mundo todo, de novos talentos a nomes consagrados. 

Até a chegada da pandemia e a suspensão das atividades presenciais, em março deste ano, havia apresentações diárias na Casa, todas gratuitas. Mesmo com a comemoração presencial adiada para 2021, várias atividades on-line estão sendo realizadas nesta semana para celebrar os 20 anos do Conservatório UFMG como espaço cultural. O diretor do Conservatório UFMG, Fernando Rocha, falou sobre a história e sobre as comemorações, em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 1º.

Ouça a conversa com Felipe Sartoreto

As comemorações podem ser acompanhadas nas redes sociais (Youtube, FacebookInstagram) e no site do Conservatório UFMG